Durante todo o dia, a população terá acesso a serviços odontológicos, medição de peso, altura e exame de sangue. Haverá também orientações sobre alimentação saudável, métodos para evitar doenças como diabetes e hipertensão, além de prevenção de acidentes de trabalho. Na área esportiva estão previstos jogos e um enduro urbano.
As atividades serão realizadas em todos os estados. "Nos estados daremos maior ênfase as atividades de lazer e esporte, principalmente para divulgar a importância dos jogos Pan-americanos que ocorrerão de 13 a 29 de julho no Rio de Janeiro", afirma a analista de Negócios Sociais do SESI, Terezinha da Fonseca.
Segundo ela, um dos objetivos do Esporte Cidadania é ressaltar os benefícios que o esporte oferece como ferramenta de inclusão social. Além disso, a intenção é estimular os investimentos da indústria brasileira na promoção da qualidade de vida dos trabalhadores. "Queremos contribuir para a promoção de atividades esportivas, para que as pessoas sejam possam viver bem, com saúde, com qualidade", lembra Terezinha.
Na segunda edição do Esporte Cidadania, em outubro de 2007, foram realizados mais de 575 mil atendimentos para 260 mil pessoas em todo país. "Para esse ano, a meta é aumentar em 30% o número de participantes e de atendimentos", reforça Terezinha.