Compartilhar

Paraíba Tecnologia e Inovação

Transformação digital: entenda a sua importância para modernização e aumento da produtividade industrial na Paraíba

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 26 de novembro de 2024

Investir nessa transformação é uma das prioridades da Nova Indústria Paraíba (NIPB), programa inovador liderado pela FIEPB no estado


Imagem ilustrativa - Shutterstock

Liderar um novo capítulo na história da indústria paraibana, unindo a tradição que ela já possui no estado a um processo de transformação digital que resulte em ampliação da produtividade e da competitividade desse importante setor para o desenvolvimento econômico e social da Paraíba. Esse é um dos principais objetivos do programa da Nova Indústria Paraíba (NIPB), iniciativa inovadora que é voltada ao fortalecimento e modernização do setor no estado.

O programa da NIPB é capitaneado pela Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), que por iniciativa do presidente Cassiano Pereira está estruturando um escritório de projetos para auxiliar os industriais paraibanos com a implantação e execução do programa no estado. A iniciativa é inspirada e diretamente conectada com a Nova Indústria Brasil (NIB), política criada pelo governo federal para impulsionar a neoindustrialização no país. 

Entre as diversas missões propostas pela NIPB, uma das mais importantes é a da transformação digital, direcionada, principalmente, para o aumento e modernização da produtividade industrial no estado. 

Além de ser um importante fator de competitividade no mercado, a transformação digital também encontra um vasto potencial a ser explorado na Paraíba, uma vez que, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) 2023, pouco mais de 11% das 11.146 indústrias paraibanas apresentam grau de intensidade tecnológica de médio a alto.

Já em relação aos setores, apresentam maior potencial inovador na indústria paraibana os de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Pesquisa & Desenvolvimento, produtos químicos, máquinas e equipamentos, equipamentos elétricos e energia. 

Além deles, outras atividades industriais com potencial de modernização através da transformação digital incluem a fabricação de produtos de minerais não-metálicos, produtos de borracha e material plástico, fabricação de veículos automotores, equipamentos de informática e produtos eletrônicos, produtos farmacêuticos e biocombustíveis. 

De acordo com o planejamento da Nova Indústria Paraíba, o programa vai contribuir com empresários desses e de outros setores desde a prospecção de fontes de recursos, editais e projetos com foco em transformação digital, até a sua elaboração e execução. 

Além disso, a NIPB também poderá contribuir com a formação e captação de mão de obra especializada para essas novas necessidades da indústria, especialmente através do SENAI, que é a principal referência do estado em aprendizagem industrial. 

Dessa forma, a intenção do programa é contribuir para que o estado da Paraíba reúna uma série de condições favoráveis para alavancar o seu desenvolvimento industrial. Na área da transformação digital, por exemplo, a incorporação de tecnologias inovadoras vai contribuir diretamente com a modernização tecnológica, elevação da produtividade e criação de novos produtos, agregando valor à produção industrial paraibana.

Ao assumir o papel de articuladora desse processo de neoindustrialização na Paraíba, a FIEPB espera contribuir decisivamente para elevar o nível de inovação e competitividade da indústria paraibana, de modo que o setor possa, com maior eficiência, atender e se antecipar as demandas do mercado. 

Texto/ Colaboração | Déborah Souza

Outras Notícias