Compartilhar

Um ano de Vida Ativa

Por Syusk Santos - Campina Grande/PB - Publicado 01 de setembro de 2008


 
 
Setembro é mês de celebrar. Celebrar a amizade e a vida. A Vida Ativa, digna e de qualidade a que todo cidadão tem direito. Além de ser o mês do idoso, o período se reserva a comemorar uma data muito especial. O Grupo da Melhor Idade Vida Ativa, do SESI Distrito Industrial de Campina Grande, está completando nove anos, no dia 27 de agosto, mas o aniversário só será comemorado no dia 03 de setembro, inteirando as festividades.
 
A solenidade vai ser marcada com muita dança, sorteio de brindes, karaokê, lanche e, claro, a animação da sempre disposta turma da terceira idade e familiares.
 
O Vida Ativa faz parte de uma realidade cada vez mais comum. Os grupos de convivência são uma forma do idoso voltar a participar ativamente da sociedade, no instante em que ele encontra um espaço para desempenhar várias atividades. A assistente social, Vânia Aragão, que coordena o Vida Ativa desde o início, explica que “em idade de aposentadoria as pessoas vão ficando ociosas e sedentárias, sem muita qualidade de vida, por isso criamos o grupo com o intuito de atender a esse público”, observou a coordenadora.
 
Conhecendo o Vida Ativa - O Vida Ativa faz parte de uma realidade cada vez mais comum. Os grupos de convivência são uma forma do idoso voltar a participar ativamente da sociedade, no instante em que ele encontra um espaço para desempenhar várias atividades. A assistente social, Vânia Aragão, que coordena o Vida Ativa desde o início, explica que “em idade de aposentadoria as pessoas vão ficando ociosas e sedentárias, sem muita qualidade de vida, por isso criamos o grupo com o intuito de atender a esse público”, observou a coordenadora.
 
         A turma da terceira idade do SESI é composta por pais e mães de trabalhadores da indústria, como também da comunidade em geral, acima dos 60 anos. Para começar o trabalho foi realizada, em 1999, uma sensibilização nos clubes de mães e igrejas dos bairros circunvizinhos e nas próprias empresas. Logo, todas as vagas estavam preenchidas. Passados nove anos, 40 idosos participam assiduamente das reuniões. São palestras, passeios, brincadeiras e dinâmicas, entre outras atividades que preenchem as tardes de quarta-feira da turma. Muita informação, conhecimento, entusiasmo, descontração e lazer estão envolvidos nos encontros.
 
         Em outras palavras, o grupo traz para esses pais e mães um novo sentido de ver a vida. Prova disso são as palavras de seu José Herculano de Souza, 79 anos, que viu seu mundo desabar depois que perdeu sua esposa. “O grupo de idosos foi quem me devolveu a vida depois que fiquei viúvo. Após dois meses eu comecei a melhorar, meu astral voltou, minha mente tornou a funcionar. Cresci muito dentro do grupo”, lembrou seu Herculano que integra o Vida Ativa há quatro anos.
 
         Vânia Aragão entende bem essa realidade e afirma que também cresce muito com o trabalho que desenvolve. “Ver um idoso chegar em estado de fragilidade, com a auto-estima baixa e, pouco tempo depois de ingressar no grupo, vê-lo avançar é muito gratificante. Acima de tudo é um exercício de humanização”, declarou a coordenadora. Informações: () 3331-5090.
 
Colaboração Texto/Foto: Fernanda Castro
 

Outras Notícias