Compartilhar

Artigo

Uma indústria forte e competitiva se faz com inovação

Por Francisco Gadelha - Publicado 07 de março de 2022

Investimento em tecnologia e inovação é fundamental e deve ser pauta prioritária quando buscamos produzir mais, gerar mais empregos e alçarmos novos mercados.


Francisco Gadelha, presidente da FIEP

A pandemia movimentou o mundo de uma maneira nunca vista. A ciência, a tecnologia, a inovação se enlinharam na geração de soluções em um dos momentos  desafiadores da humanidade. 

Muitos exemplos provaram a nós, cidadãos brasileiros, que os investimentos na ciência são necessários. Investir em tecnologia e inovação também. Fomos espectadores de um processo revolucionário que entregou à sociedade mundial, vacinas contra a Covid-19 desenvolvidas em tempo recorde. Surgiram aplicativos e ferramentas virtuais, promovendo a interação em um momento onde foram obrigatórios o isolamento e o distanciamento social. A tecnologia e a inovação geraram soluções reforçando os protocolos de segurança contra a pandemia e ofertando equipamentos modernos e eficazes no tratamento de pacientes da doença. 

Diante deste cenário atípico, empresas públicas e privadas, precisaram rever seus processos administrativos e de produção, na tentativa de se adequar ao novo momento. Inovação e tecnologia são estratégias de desenvolvimento necessárias que urgentemente precisam estar inseridas nas políticas que objetivem alavancar o crescimento e fortalecimento do setor industrial, gerando possibilidades de investimentos nessas áreas. 

A Paraíba tem atualmente aproximadamente 200 estabelecimentos tecnológicos em plena atividade. No painel industrial do estado, essas empresas geram cerca de 3.500 empregos. 

Portanto, investimento em tecnologia e inovação é fundamental. Este assunto deve ser pauta prioritária quando buscamos produzir mais, gerar mais empregos e alçarmos novos mercados dentro e fora do país. Uma indústria moderna, inovadora e tecnológica, torna-se competitiva. É por essa razão que, nós que fazemos a Confederação Nacional da Indústria, através da representatividade à frente das Federações das Indústrias nos estados brasileiros, conclamamos empresários, profissionais de diversos segmentos industriais, acadêmicos e pesquisadores, a estarem conosco no 9º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria, oportunidade única de debatermos sobre as estratégias e soluções que podem nos levar por caminhos mais seguros diante dos desafios no pós-pandemia. 

O tema do congresso é ideal para o momento em que vivemos - Reinove o futuro – porque precisamos nos reiventar, estabelecer novos conceitos de modernidade, implantar uma cultura de inovação fortemente nas empresas. O que fizermos hoje, ecoará daqui a algum tempo e será gratificante ter a certeza de que ousamos, inovamos e avançamos. 

*Francisco de Assis Benevides Gadelha é engenheiro civil por formação, empresário, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEP e vice-presidente executivo da Confederação Nacional da Indústria (CNI). 


REPRODUÇÃO DO ARTIGO - Os artigos publicados pela Agência de Notícias da FIEP podem ser reproduzidos na íntegra ou parcialmente, desde que a fonte seja citada. Possíveis alterações para veiculação devem ser consultadas, previamente.

Outras Notícias