CNI

Vencedores do Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas serão anunciados nesta quinta-feira (12)

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 10 de setembro de 2019

Cinco finalistas serão premiados com uma bolsa no valor de R$ 50 mil

Os vencedores da sétima edição do Prêmio Indústria Nacional Marcatonio Vilaça para as Artes Plásticas serão anunciados nesta quinta-feira (12), em São Paulo. A cerimônia de premiação será mo Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB – FAAP), em São Paulo.

Dos 30 artistas finalistas, cinco vão ser premiados com uma bolsa trabalho no valor de R$ 50 mil. O evento é fechado apenas para convidados. Mas, a partir da sexta-feira (13), o público poderá conhecer as obras de todos os finalistas que ficam em exposição gratuita no MAB – FAAP, até o dia 20 de outubro.

Neste ano, o prêmio recebeu 687 inscrições de 24 estados e do Distrito Federal. O júri – composto pelos curadores Ana Avelar, Bernardo Mosqueira, Clarissa Diniz, Gabriela Motta, Josué Mattos e Marcus Lontra, e pela artista Rochelle Costi – selecionou 30 finalistas de gerações e trajetórias diversas, contemplando tanto artistas consagrados quanto emergentes.

“O prêmio busca identificar, premiar e promover trajetórias artísticas, independente da faixa etária. Contemplamos tanto jovens, que possuem trajetória expressiva nas suas regiões e precisam desse prêmio para desenvolver suas carreiras, quanto artistas mais experientes e conhecidos, que merecem o reconhecimento nacional proporcionado pela premiação”, comenta o curador Marcus Lontra.

Além da exposição inédita dos finalistas do prêmio, serão exibidas obras de mais 11 artistas do Projeto Arte e Indústria, que nesta edição presta homenagem a Anna Bella Geiger. O projeto homenageia artistas cujos processos de criação estão relacionados à produção industrial. O visitante poderá ver obras da homenageada e dos artistas; Adriana Varejão, Brígida Baltar, Carlos Mélo, Cristina Canale, Frida Baranek, Karin Lambrecht, Leda Catunda, Nelly Gutmacher, Paola Junqueira, Rosângela Rennó e Walmor Correa.

O PRÊMIO - A premiação é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Neste ano, teve o nome mudado (era chamado Prêmio Marcantonio Vilaça Para as Artes Plásticas) para dar destaque à indústria nacional, que viabiliza a realização do projeto.

PROGRAMA EDUCATIVO - Inspirado no prêmio, o SESI também desenvolve o ACESSE (Arte Contemporânea e Educação em Sinergia no SESI). O programa educativo, baseado na metodologia STEAM (com foco nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), estimula a melhoria da qualidade do ensino médio.

A ideia é propor a criação de projetos ao longo dos três anos do ensino médio, envolvendo questões relacionadas ao trabalho, desenvolvimento humano, sustentabilidade e artes. As exposições do prêmio e um material didático exclusivo para professores fazem parte desta proposta.

Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas

Local: Museu de Arte Brasileira - Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-FAAP)

Premiação: 12 de setembro (evento fechado para convidados)

Exposição: 13 de setembro a 20 de outubro de 2019

Visitação: Segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 10h às 19h (última entrada às 18h);

Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (última entrada às 17h).

(Fechado às terças-feiras, inclusive quando feriado)

Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis – São Paulo (SP)

ENTRADA FRANCA