Visita a grandes empresas encerra curso do IEL na Ásia

Por Agência CNI - Publicado 30 de março de 2007

Visitas a grandes empresas multinacionais e nacionais marcaram a parte chinesa do curso Estratégias de Negócios para o Mercado Asiático, encerrado nesta quarta-feira, 28 de março, em Xangai. O curso, que começou em 15 de março, em Cigapura, foi organizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o European Institute of Business Administration (Insead).

Os quatro dias de trabalho na China contaram ainda com palestras do Cônsul-Geral do Brasil na cidade, João Lima Neto, e do chefe da representação do Banco do Brasil, Sérgio Ribas Câmara. Ambos trouxeram importantes números e informações que complementaram a visão e o entendimento da economia chinesa, as oportunidades e os desafios para os investidores e empresas brasileiras.

A primeira empresa visitada foi a ZTE Tecnologia, fabricantes de equipamentos de telecomunicação e de telefones celulares. Fundada em 1985, fornece produtos a clientes de cem países e emprega 40 trabalhadores, sendo deles 35% para pesquisa e desenvolvimento de produtos. Em 2005 a ZTE faturou US$ 3 bilhões.

Uma empresa privada visitada foi a Povos, fabricante de equipamentos domésticos e industriais, como panelas e fogões elétricos, bebedouros para servir água quente e fria e umidificadores de ar. Instalada em 250 mil metros quadrados e com 1,3 mil funcionários, e um faturamento de US$ 120 milhões, a empresa produz 12 milhões de peças por ano. Desse total, 15% são exportados para Estados Unidos, Itália e Índia.

Grande importadora de madeira brasileira, a A&W Woods também recebeu os participantes do curso. A empresa, que em 2005 produziu 3 milhões de metros quadrados de pisos de madeira, importa 50% da sua matéria-prima do Brasil e tem como sócio o grupo Carlyle, dos Estados Unidos. Três outras empresas, líderes de mercado, receberam os empresários e executivos brasileiros. A Volkswagen Shanghai, detentora de 26% do mercado, que tem capacidade para 450 mil unidades ao ano de carros Passat, Santana, Polo, Gol e Touran. Além da Baosteel, maior siderúrgica da China, importadora de 20 milhões de toneladas de minério de ferro da brasileira Vale do Rio Doce.

Outra empresa que chamou a atenção dos empresários brasileiros foi a Quanta Computadores, instalada em Taiwan. Com 33 mil funcionários, é fabricante de computadores para a Sony, HP, Dell e Lenovo. No ano passado, a empresa faturou US$15 bilhões. Instalada na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Songjiang desde 2000, seus executivos garantem que a Quanta responde pela produção de 30% dos notebooks do mundo.