Paraíba

Webinar realizada pela Faculdade SENAI da Paraíba e o SESI aborda sobre os eventos de Saúde e Segurança do Trabalho no e-Social

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 15 de dezembro de 2021

A programação transmitida pelo canal do SENAI PB no YouTube teve mais de 400 visualizações, e foi aberta pela gerente de Saúde e Segurança na Indústria do SESI PB, Grinete Melo.

Nesta terça-feira, 14/12, a Faculdade SENAI da Paraíba em parceria com o SESI realizou a Webinar “SST, eSocial e suas conexões: oportunidades e desafios para a indústria”, com a participação de José Alberto Maia, um dos criadores do eSocial e coordenador do Comitê Gestor do projeto no Ministério do Trabalho e Previdência, e Paulo Rogério Albuquerque auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil, e autor do PPP, NTEP, FAP e dos Eventos SST no e-Social.

“Para nós do SESI e da Faculdade SENAI da PB, é uma honra receber empresários e contadores, e profissionais da área de SST, para esse encontro, onde teremos a oportunidade de beber na fonte da informação sobre o e-Social, já que convidamos profissionais que participaram diretamente da elaboração do Projeto como José Alberto Maia e Paulo Rogério”, ressaltou.

Durante a Webinar, José Alberto Maia, realizou uma apresentação histórica do e-Social, as mudanças que ocorreram no projeto e a entrada dos eventos de SST.

“O e-Social começou como um projeto para substituir a GFIP, que era um projeto da Receita Federal para pegar informações da Folha de Pagamento, e em idos de 2010 nós que fazíamos parte do Ministério do Trabalho e Emprego fomos chamados  para participar do projeto que se chamava FOPAGUE, Folha de Pagamento, mas dissemos que só participaríamos se ele fosse mais amplo, e não ficasse restrito apenas à tributação. Tivemos acesso ao escopo do projeto, e ampliamos para ser um meio idôneo, para prestação de todas as informações do mundo do trabalho, então a partir dai começou um projeto bastante ambicioso”, lembrou

A implantação do e-Social começou em 2018, por grupos de empresas, grupos 1,2 e 3, ou seja, maiores, médias e as menores, e o grupo 4 que são os órgãos públicos, e dentro de cada grupo também optamos por fazer uma implantação faseada, primeiro entrar com os eventos da empresa, depois eventos do trabalhador, e depois de folha de pagamento e só na última etapa, na quarta com eventos de SST, e isso foi feito de forma proposital por sabermos o quão desarticuladas das demais partes da empresa são as áreas de SST e de finanças, afirmou José Alberto.

No evento, Paulo Rogério, que é auditor fiscal apresentou o fluxograma do e-Social, e juntamente com José Alberto Maia esclareceu dúvidas dos internautas envolvendo as obrigações previdenciárias, LTCAT, e o PPP Eletrônico que entrará em vigor em janeiro de 2023.

Para acompanhar a Webinar na íntegra, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=iwUABNJLioE