Nesta segunda-feira, 09/03 um grupo de 20 alunos do curso Técnico em Eletroeletrônica do SENAI Prata, de Campina Grande, participou de uma visita técnica na Usina Termelétrica Borborema Energética S.A, do Grupo Bolognesi.
Na visita, os alunos acompanhados do Coordenador de Negócios em Educação Profissional Artur Eloy puderam verificar como é o processo de geração de energia termoelétrica produzida pela queima de combustíveis fósseis, e conheceram desde a aquisição de matéria prima, até a geração elétrica com controle de automação por sistema de supervisório, nas áreas de manutenção e geração da usina.
“Essa visita foi essencial para nossos alunos que estão matriculados no segundo semestre do curso, mas já tiveram a oportunidade de evidenciar o processo de geração de energia, em uma usina, cuja produção pode atender a demanda do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do país, sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)”, ressaltou Artur Eloy, Coordenador de Negócios em Educação Profissional do SENAI da Prata.
A Usina Termoelétrica funciona como uma reserva energética que entra em operação apenas em caso de falha do sistema elétrico da CHESF, e utiliza HFO (especial) como combustível principal. Há vinte unidades geradoras em ciclo térmico simples, com 8.4 MW cada, totalizando 168 MW de capacidade disponível.
“Durante o curso, todos os alunos do SENAI Prata têm a oportunidade de visitar multinacionais instaladas aqui na Paraíba e fora do estado para vivenciar a realidade na indústria e em estruturas como as Usinas. Estas ações oferecidas pela Escola, proporcionam uma vivência importante que auxilia o futuro profissional em sua atuação, uma vez que além das visitas, eles têm a chance de estagiar nas empresas”, explicou Artur.
O aluno Igor Deyvson participou da visita e comentou o motivo que levou ele a se matricular no curso técnico de Eletroeletrônica do SENAI. “Escolhi o SENAI pela metodologia diferenciada, e, sobretudo pelo nível de formação profissional que oferece, uma vez que na Metodologia SENAI de Aprendizagem o aluno durante toda trajetória no curso recebe uma formação vivenciando de forma próxima ou igual a realidade com foco no aprendizado prático da ocupação profissional”, comentou Igor Deyvson.
No Curso Técnico em Eletroeletrônica que tem carga horária de 1200 horas, o aluno é prepara para projetar, instalar, manter e operar sistemas elétricos e equipamentos seguindo normas técnicas, ambientais, de qualidade, de saúde e segurança no trabalho. Tanto em construções civis quanto na indústria. Também poderá trabalhar em empresas de geração, transmissão e distribuição de Energia Elétrica e de Telecomunicações.
Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone: (83) 3182-3700.