Aos 82 anos, Cleonice Agra do Ó é um verdadeiro exemplo a ser seguido. Depois de uma vida dedicada as salas de aula, em 2010, a economista se aposentou da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, mas a aposentadoria não fez com que ela parasse no tempo, deixasse as atividades profissionais de lado.
Mesmo aposentada continuou trabalhando até 2014, quando teve um diagnóstico de câncer de mama. A vontade de viver dela foi maior que os desafios impostos pela doença. Em 2021, quando ainda se recuperava do tratamento, acabou desenvolvendo por uma depressão provocada pelo isolamento social vivido durante a pandemia.
Mas sempre encontrando uma forma de driblar tudo que faz mal a vida dela, dona Cleonice conheceu na TV o trabalho de uma artesã, que fabricava pantufas usando apenas a criatividade, sem nenhum equipamento ou maquinário, algo que despertou nela uma inspiração.
Esse ano, quando ela soube que o SENAI estava com inscrições abertas para vários cursos gratuitos em Campina Grande, não perdeu tempo. Se inscreveu no de modelagem de calçados, para aprimorar o trabalho de produção de pantufas.
“Foi muito gratificante para mim fazer esse curso, porque me trouxe motivação, e a oportunidade de aprimorar os produtos que faço. Algo que me faz sentir útil, e feliz por aprender coisas novas, que agregam ao meu dia a dia”, revela a idosa.
O curso na modalidade de Qualificação Profissional, tem 240h. As aulas começaram no final do mês de agosto, no Centro de Tecnologia do Couro e Calçado Albano Franco, no bairro de Bodocongó, onde a idosa tem participado de aulas presenciais, de segunda à sexta-feira.
Dona Cleonice segue dando exemplo de dedicação, e em plena terceira idade, mantém o foco na qualificação profissional. E com o apoio do SENAI espera realizar um sonho, ver as pantufas fabricadas por ela no Salão do Artesanato Paraibano.
“Sonho um dia, participar do Salão do Artesanato da Paraíba, para expor minhas pantufas e poder ver turistas e paraibanos calçando o meu trabalho, que está sendo aprimorado com o apoio efetivo do SENAI da Paraíba”, comentou a aposentada.
O gerente de Educação do Centro de Tecnologia do Couro e Calçado – CTCC, Janildo Sales comemorou o desempenho de dona Cleonice durante o curso, e reforçou o compromisso do SENAI, com a profissionalização das pessoas, independente da idade.
“Essa ação que o SENAI está desenvolvendo, e teve a participação de dona Cleonice, ratifica o trabalho do SENAI, aqui na Paraíba dentro de uma ação tão importante, que é o Programa SENAI de Ações Inclusivas – PSAI. E neste caso atendendo uma pessoa de 82 anos, mostrando claramente que buscamos fazer uma oferta para todas as idades, e ainda mais permitindo que pessoas acima dos 60, 80 anos, possam encontrar possibilidades de desenvolver suas habilidades, de adquirir novos conhecimentos através do seu protagonismo, para que possam ter uma qualidade de vida cada vez melhor. Ficamos muito felizes, em ter a participação de dona Cleonice, em nosso curso, apresentando um desempenho tão satisfatório, e isso confirma, o compromisso do SENAI com a educação profissional e tecnológica”, comentou Janildo Sales.