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Arte, cordel e criatividade: Caderno de Tendências é lançado com sucesso

Por Syusk Santos e Diego Araújo - Publicado 04 de maio de 2007

E a devida homenagem foi prestada. Afinal, mais do que moda, o público prestigiou um desfile da arte

Cordel, calcados, bolsas e criatividade
Cordel, calçados, bolsas e criatividade
E a devida homenagem foi prestada. Afinal, mais do que moda, opúblico prestigiou um desfile da arte e da criatividade. Foi nesse clima inspirador que, Manuel Monteiro, poeta da literatura de cordel apresentou o folheto "No Rastro dos Calçados - do curtimento ao design", uma contribuição de valor para a Quarta Edição do Caderno de Tendências para a Coleção Primavera/Verão 2007/2008, lançado em noite especial, com o auditório do CTCC Albano Franco - SENAI/PB, lotado.

Na platéia, um público seleto: empresários do segmento coureiro-calçadista do estado e o Analista de Desenvolvimento Industrial da UNITEC do Departamento Nacional do SENAI, Luiz Carlos Honeding. "A criatividade tem sido o diferecial da Paraíba, por isso ampliamos o destaque do estado em nosso caderno", concluiu Honeding, fazendo referência à participação, em quatro páginas, da Unidade de Design do CTCC, coordenada pelo estilista Angelo Rafael, com ilustrações e projeto gráfico do designer Vinícius Sales.

Aberto oficialmente pela Diretora Regional do SENAI/PB, Gricélia Pinheiro, o lançamento do caderno ilustrou o regionalismo nordestino com a literatura de cordel, também presente na exposição, em meio a sapatos, bolsas e outros artefatos.

Em seguida, foi o estilista Ângelo Rafael o responsável pela apresentação do caderno ao público, ávido por novidades. "O que impressiona é a criatividade e o design utilizado em cada artigo", disse o empresárió, Cícero Oliveira, detentor da marca Cymar Calçados.



CADERNO -
O Caderno de Tendências é considerado a mais elaborada e eficaz ferramenta sobre pesquisa de comportamento , design e tendências para o setor da moda em calçados e artefatos no país, com projeções já constatadas internacionalmente, e faz parte do Projeto Multiregional e Gestão Estratégica em Design do SENAI e conta com o apoio de outras instituições do setor.

Na conceituação de uma identidade para os produtos brasileiros, em especial a identidade cultural nordestina, já explorada e interpretada nas edições anteriores, com temas como  Lampiões, Cangaceiros e Carabinas, Cassino Eldorado e Nordestinidade Universal, desta vez as propostas partem da temática da Literatura de Cordel, abrindo o seu foco sobre o universodas xilogravuras, da poesia em si, do imaginário popular através da sua simbologia vastíssima que discorre sobre as histórias pitorescas de nosso povo.

Como pano de fundo as tendências buscam inspirações nas obras dos mestres poetas, repentistas, escritores e cantadores de viola, emboladores de côco, em cantigas de amor e amigo, cantigas de cego e também no Movimento Armorial.

A intenção de instigar os estilistas, designers e criadores é proposital. Instigação enquanto mola propulsora para o processo criativo, que pode oferecer outra conotação para a identidade dos produtos e que possa através de leituras estéticas firmar no mercado da aldeia global o que se pode classificar vendável, confortável, de bom gosto e de boa qualidade.

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