Paraíba

Atuação do SENAI PB colabora para que Campina Grande esteja entre as cidades mais inovadoras do Brasil

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 01 de abril de 2022

Campina Grande é a 6ª cidade mais inovadora do Brasil, segundo o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2022, estudo produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

De acordo com o estudo, a cidade está mais bem posicionada que Caxias do Sul, Vitória, Porto Alegre e Rio de Janeiro, e fica atrás apenas de São Paulo, Campinas, Florianópolis, São José dos Campos e Curitiba.

Integram o rol das cidades inovadoras aquelas que se destacam, sobretudo em relação ao ambiente de negócios local, ou seja, são municípios que tem um elevado percentual de profissionais mestres e doutores em C&T, e que fazem investimentos em pesquisa e desenvolvimento, infraestrutura tecnológica e contratos de propriedade intelectual. Entre os critérios também está à quantidade de empresas com patentes e softwares próprios, de economia criativa, indústrias inovadoras ou ligadas à tecnologia.

E em se tratando de cidade com um setor industrial inovador, o SENAI da Paraíba tem colaborado de forma decisiva para que Campina Grande se destaque nacionalmente.

Isso acontece através da atuação dos Institutos SENAI de Tecnologia em Automação Industrial e Eficiência Operacional, ambos em Campina Grande, bem como o Instituto SENAI de Tecnologia em Têxtil e Confecção que, mesmo localizado na grande João Pessoa também contribui para o desenvolvimento tecnológico de Campina Grande pelo trabalho em rede de atuação com os Institutos locais. A atuação dos Institutos acontece através de consultorias em Soluções de Tecnologia e Inovação envolvendo negócios inovadores voltados ao setor industrial, através da plataforma de inovação para a indústria que financia o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços inovadores, buscando aumentar a produtividade e a competitividade da indústria.

Outra ação que contribuiu para esta colocação de destaque no ranking é o apoio do SENAI no desenvolvimento de Startups através do Programa HUB PB, onde a instituição em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi - IEL e o SEBRAE PB colaboram com o amadurecimento de projetos com alto potencial de crescimento e impacto na indústria paraibana, e todo o desenvolvimento deles acontece em laboratórios do SENAI.

Atualmente, 13 startups da Paraíba estão sendo aceleradas gratuitamente, através do Hub PB, e todas elas contaram com o apoio do SENAI, SEBRAE e IEL, desde a elaboração do modelo de negócio, de pitchs, até o suporte no processo de prototipagem, para que possam colaborar com o aumento da produtividade e o potencial inovador do setor industrial.

O SENAI também atua na estruturação de novos negócios, utilizando metodologias voltadas ao protagonismo social, a inovação e a colaboração. Hoje estão sendo incubados 27 projetos, nos estados do Amapá, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Tocantins e também da Paraíba. A proposta do Programa é promover a incubação através de um processo dos diversos agentes de empreendedorismo em uma rede de conexões que desenvolve projetos com visão de futuro, com qualidade e agilidade.

E assim possibilita acesso aos recursos tecnológicos e a metodologia da Saga SENAI de Inovação criando um ambiente que potencializa o empreendedorismo.

Além disso são oferecidas pela instituição um portfólio de consultorias para que as indústrias ampliem o seu potencial inovador, gerando ganhos para a produtividade e fortalecimento da marca das empresas.

“O SENAI PB sem sombra de dúvidas contribui de forma preponderante para o desenvolvimento da educação profissional, tecnologia e inovação no município de Campina Grande. Entendemos que as atividades industriais e os produtos ofertados pela nossa instituição geram emprego, trabalho, renda e sobre tudo, movimentam a economia regional. Por orientação do Presidente da FIEP, Francisco de Assis Benevides Gadelha estamos promovendo mudanças contínuas em nossas estruturas, seja nos Centros de Formação Profissional, como também, nos Institutos SENAI de Tecnologia, para poder desenvolver as potencialidades e competitividade das micros, pequenas, médias e grandes indústrias”, explicou Euler Sales, diretor Regional do SENAI da Paraíba.

O levantamento da Enap foi feito com base em dados de 2021 e é o principal raio-x do ambiente de negócios brasileiro. Serve como norteador para o avanço do setor, revelando para os gestores públicos quais aspectos precisam ser valorizados ou melhorados nas cidades. Os dados da pesquisa se baseiam em sete fatores determinantes para o sucesso do empreendedorismo: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, capital financeiro, inovação, capital humano, e cultura empreendedora.

Quer saber mais sobre os produtos e serviços oferecidos pelo SENAI PB? Acompanhe nossas redes sociais ou entre em contato através do telefone: (83) 2101.5300.