Centro de Ações Móveis do SENAI promove inclusão social

Por Gabriel Alves - Campina Grande/PB - Publicado 31 de agosto de 2011

Caracterizado por levar cursos de qualificação profissional a todo o Estado da Paraíba através de 54 Unidades Móveis, o Centro de Ações Móveis do SENAI (CAM), está presente em várias cidades paraibanas. Em Sousa, a comunidade cigana da região está tendo a oportunidade de participar do Curso de Pedreiro desde o mês de agosto. Já em Patos, na próxima segunda-feira, 05/09, será iniciado o Curso de Modelista de Calçados, destinado exclusivamente aos portadores de deficiência.

Ambos os cursos possuem carga horária de 200 horas, sendo 40 horas para Qualificação Social e 160 horas para Qualificação Profissional, promovendo assim cidadania, inclusão social e promoção de emprego e renda. Essas capacitações são fruto de uma ação conjunta entre SENAI, Secretaria de Desenvolvimento Humano (SEDH), Ministério do Trabalho, Governo Federal e Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT).

Tanto a comunidade cigana como os portadores de deficiência que participam das aulas são considerados público do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI). Para que todos possam ter oportunidade de ingresso no mercado de trabalho e inclusão social, o PSAI atua em duas vertentes. A primeira é a inclusão de Pessoas com Necessidades Educativas Especiais (PNE)  e a segunda diz respeito à Raça, Etnia, Gênero e Idosos (REGI).

Conforme a Interlocutora do PSAI no Centro de Ações Móveis, Shallini Martins Rocha Lira, a realização desses cursos permite o desenvolvimento profissional dos alunos. “Estimular e desenvolver a habilidade das pessoas independentemente de raça, etnia ou deficiência transparece a responsabilidade social que o SENAI possui, satisfazendo as necessidades do presente que se projetará no futuro”, comentou.

Informações: () 3182-0222.

Colaboração/Texto: Michelle Assis