Ceramistas da Paraíba participam de Curso sobre Cerâmica Vermelha

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 10 de dezembro de 2008

No período de 01 a 05 de dezembro, foi realizado nas dependências do Centro de Educação Profissional da Construção Civil (CEP C.Civil) em Bayeux, o curso “Noções Básicas do Processo Seletivo de Cerâmica Vermelha”. O objetivo do curso foi capacitar colaboradores para a melhoria da qualidade dos produtos cerâmicos, bem como orientar os gerentes e empresários do segmento de cerâmicas sobre o acompanhamento do processo produtivo da cerâmica vermelha.

Com carga horária de 30 horas o curso foi realizado pelo SENAI do Piauí, com o apoio do Departamento da Paraíba e contou com a participação de nove empresas ceramistas das cidades de Mamanguape, Rio Tinto, Santa Rita, Guarabira e Mulungu, além de representantes do Ministério de Minas e Energia, Departamento Nacional de Produção Mineral - DNPM, CPRM - Serviço Geológico do Brasil, Associação Nacional das Indústrias de Cerâmicas - ANICER e Sindicato das Indústrias de Cerâmicas Vermelha do Estado da Paraíba - SINDCER-PB

O curso foi ministrado pela instrutora do Centro de Tecnologia da Cerâmica “Wildson Gonçalves” do SENAI/PI, Celina Margarida de Oliveira Lima Monteiro, que na ocasião buscou sensibilizar os ceramistas e funcionários com relação ao uso racional das argilas, do combustível e de outros recursos produtivos utilizados na indústria da cerâmica vermelha. “O curso visou proporcionar aos participantes, uma visão de todo o processo produtivo da cerâmica vermelha. Acredito que o curso atingiu os objetivos propostos, porque os participantes se manifestaram de maneira muito positiva, salientando mais pontos fortes do que a melhorar” destacou Celina Monteiro.

Na programação foram realizadas também palestras com o Engenheiro de Minas do Departamento Nacional de Produção Mineral, Arnaldo Bezerra Lopes de Almeida, que falou para os participantes, sobre a importância da Legislação no estudo e uso dos recursos minerais, como também a participação do Geólogo do CPRM - Serviços Geológicos do Brasil,Vanildo de Almeida Mendes, que evidenciou a necessidade de se trabalhar a conscientização da extração dos minerais, ressaltando que os mesmos não são renováveis, e daí a necessidade de um trabalho responsável.

Na Paraíba segundo informações do SINDCER-PB existem hoje, cerca de 60 empresas do setor de cerâmicas legalmente registradas, e o setor vem se consolidando como um grande gerador de emprego no Estado. “O mercado dos materiais cerâmicos na Paraíba vem passando por um bom momento. A prova disto é que hoje, o segmento emprega, diretamente, cerca de 2.500 pessoas. Este número poderia ser ainda maior, caso houvesse mais incentivos fiscais por parte dos governos” destacou  o presidente do Sindicato.

Parceria SENAI e SINDICERB/PB

O SENAI através do Centro de Educação Profissional da Construção Civil estuda uma parceria com o SINDCER/PB no próximo ano, como também com algumas empresas cerâmicas, habilitando seu laboratório de solos e concreto, para atuar com produtos cerâmicos (tijolos, telhas, blocos estruturais entre outros), e oferecendo assim treinamentos e qualificação de mão-de-obra, fortalecendo ainda mais o mercado paraibano.

Fotos: Fábio Barbosa.