Compartilhar

Competidores da WorldSkills participaram de seleção no SENAI em CG

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 27 de agosto de 2019

O Brasil obteve a terceira colocação na WorldSkills 2019

Em meio aos jovens que competiram na WorldSkills 2019, dois passaram pelo Centro de Educação Profissional Prof. Stenio Lopes, em Campina Grande.

Henrique Sobrinho Menezes, aluno do SENAI de São Paulo, é competidor da modalidade de Modelagem de Protótipos, e Nikolas Resende Costa, aluno do SENAI de Minas Gerais, compete na ocupação de Escultura em Pedras.

Os dois alunos participaram da seletiva para a WorldSkills, no SENAI em Campina Grande, no mês de julho, do ano passado. Henrique e Nikolas enfrentaram desafios e testaram diferentes protótipos com o objetivo de explorar alternativas para a criação de novos produtos, e concorrendo com alunos do SENAI conquistaram a melhor pontuação e foram selecionados para participar da maior competição de Educação Profissional do Mundo.

O Centro de Educação Profissional Prof Stenio Lopes, do SENAI, em Campina Grande foi escolhido para sediar a seletiva, por ser um dos mais bem equipados do Brasil para processos de modelagem de protótipos.

“A WorldSkills é a oportunidade para mostrar ao mundo a qualidade da Educação Profissional promovida pelo SENAI e reafirmar que continuamos na vanguarda no que se refere a educação, tecnologia e inovação. Esses dois alunos obtiveram o passaporte para representar o país aqui no evento promovido no SENAI - PB e agora irão conquistar o mundo,” comentou o gerente Executivo de Educação Profissional do SENAI, Janildo Sales.

Na WorldSkills, os competidores precisam demonstrar habilidades individuais e coletivas para responder aos desafios de suas ocupações dentro de padrões internacionais de qualidade. Henrique Sobrinho, ficou em 4º lugar na WorldSkills e recebeu certificado de excelência Internacional.

A delegação brasileira composta por 63 jovens conquistou o terceiro lugar no ranking geral de pontos da WorldSkills 2019, que é considerada a olimpíada mundial de profissões técnicas. Este ano a competição reuniu mais de 70 países.

Em disputa com 62 países, o Brasil obteve a terceira colocação no somatório de pontos na competição mundial de profissões técnicas com provas práticas que têm como base as qualificações exigidas pelo mercado de trabalho e as atualizações tecnológicas que estão chegando às empresas. A primeira colocação em pontos foi para a China e a segunda para o país sede, a Rússia.

O Brasil teve a participação de jovens de 12 Estados que competiram em 56 modalidades, representados pelo SENAI(56) e SENAC(7). 

Outras Notícias