Consciência Ecológica

Por Sueli de Sá - Campina Grande/PB - Publicado 03 de outubro de 2007

O Departamento Nacional do SENAI apontou como uma das grandes inovações tecnológicas de 2006, um pro

PET coletado e selecionado
Dentro do Programa de Desenvolvimento de Pesquisa Aplicada do SENAI da Paraíba, desponta no cenário nacional, considerado uma das grandes inovações do SENAI em 2006, o projeto intitulado “Produção de Tubos a partir da utilização do Polietileno Tereftálico (PET) Reciclado”, desenvolvido pela empresa TECHPLAST – Tecnologia e Plásticos Ltda. O projeto está na lista dos melhores projetos na área de Inovação Tecnológica de 2006, selecionados pelo Departamento Nacional do SENAI.

A empresa parceira do SENAI da Paraíba nasceu em setembro de

DEPET Reciclagem - Fornecedor
2004 com a fabricação de mangueiras de polietileno para irrigação, mais tarde ampliou a linha de produção incluindo tubos de polietileno para esgoto. Através da incorporação de novas tecnologias, a partir da parceria com o SENAI, desenvolveu um processo que permitiu a produção de tubos para irrigação e esgoto utilizando como matéria-prima o PET Reciclado.

O objetivo do projeto é desenvolver um processo economicamente viável e dentro das normas vigentes para produzir tubos de irrigação e esgoto a partir da reciclagem de garrafas PET. Segundo os idealizadores do projeto, os impactos econômicos são favoráveis às indústrias, no que diz respeito à redução de custos na produção de tubos; geração de renda para famílias que sobrevivem da coleta; impacto ambiental.

PET moído, lavado e seco

Com o apoio do SENAI Nacional, o Departamento Regional da Paraíba e a empresa TECHPLAST – Tecnologia e Plásticos Ltda. tiveram como metas, a análise de tubos de PVC, pesquisa dos parâmetros de processo, aquisição de peças e ajustes de equipamentos até a análise dos produtos resultantes das adaptações. Testes já foram realizados e, agora, estão em andamento a adaptação dos demais equipamentos propostos no projeto para produção em escala, realização de busca para possível pedido de patentes e testes para produção em escala. Informações () 3331-0290.

Fotos: Arquivo SENAI/CITI