Compartilhar

Em 2007 Centro de Ações Móveis realiza mais de 5 mil matrículas na área de Educação Profissional

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 20 de dezembro de 2007

O ano de 2007 está chegando ao final e o Centro de Ações Móveis - CAM do SENAI/PB mais uma vez apres

O ano de 2007 está chegando ao final e o Centro de Ações Móveis - CAM do SENAI/PB mais uma vez apresenta um saldo positivo das suas ações. Este ano o CAM atuou de forma mais intensa, principalmente nas regiões do sertão como o Vale do Piancó e no cariri paraibano, antes pouco assistidos em termos de capacitação, e que em 2007 receberam uma atenção especial do SENAI. Quarenta e oito dos duzentos e vinte e três municípios do Estado receberam qualificação profissional através de Programas como Intel Educação para o Futuro, Programa Energia Brasil e Programa Soldado Cidadão que qualificaram 1880 pessoas.

Visando beneficiar jovens de baixa renda e também priorizar o atendimento às necessidades da indústria no sertão paraibano, o Centro de Ações Móveis realizou dois cursos na modalidade Aprendizagem Industrial nas cidades de Patos e Cajazeiras, matriculando oitenta e dois jovens desses municípios e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do sertão paraibano.

Na parte de atendimento ao setor industrial o CAM desenvolveu programas de capacitação específicos para a indústria ou através da disponibilização de vagas, em cursos realizados na sua sede, para funcionários e colaboradores das mesmas. Foram 17 indústrias beneficiadas.

Na área de serviços técnicos e tecnológicos, o Centro contribuiu de forma determinante com a estruturação e crescimento do Pólo de Confecções de Cajazeiras, realizando cursos que foram responsáveis pela geração de mais de cinqüenta empregos diretos, com previsão de crescimento de 100% para 2008, com a intervenção de seus consultores (através do atendimento em STT), o CAM tem promovido o desenvolvimento sustentável do Pólo, cuja função é aumentar a geração de emprego e renda no sertão paraibano. Foram realizadas 500 horas técnicas de serviços de Consultoria em design de moda; Consultoria para melhoria de processos produtivos, Consultoria em Mercado, em Design Gráfico e em Gestão, além de Desenvolvimento de Modelagem utilizando um sistema computadorizado.

Cumprindo sua função social o CAM através de critérios pré-estabelecidos, tem apoiado instituições de reconhecido trabalho social no Estado da Paraíba, apenas em 2007 beneficiou cerca de 6.600 pessoas em diversos municípios do estado, ministrando cursos profissionalizantes e realizando serviços técnicos operacionais em parceria com entidades filantrópicas e Secretarias Municipais de Assistência Social, como a Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba – AEMP, APAE Campina Grande, Prefeitura Municipal de Sousa (Secretaria de Assistência Social), Prefeitura Municipal de Jericó (Secretaria de Assistência Social), Serviço Social da Indústria - SESI e a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus (Patos PB).

O Gerente do CAM, Janildo Sales, fez uma avaliação positiva de 2007. "Este ano através de um trabalho integrado, conseguimos atingir as nossas metas, e tenho a certeza da contribuição que o SENAI deu a Paraíba através do Centro de Ações Móveis, difundido a educação profissional, qualificando mão-de-obra para a indústria e gerando emprego e renda no nosso Estado", ressaltou o Gerente.

Informações: ()3331-3501

Outras Notícias