Paraíba

Empreendedora diz que apoio do SENAI ampliou os horizontes, e foi decisivo para o sucesso da empresa dela

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 22 de fevereiro de 2022

Foram formados 30 novos profissionais, e boa parte deles está empreendendo na área de alimentos.

Maria Bernadete sempre sonhou em atuar na área de gastronomia, mas as condições financeiras sempre foram um empecilho para que ela realizasse seu maior desejo. No segundo semestre de 2021, ela se matriculou nos cursos de salgados e confeiteiro, oferecidos pelo SENAI em parceria com o Ministério Público do Trabalho e a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência – FUNAD.

A capacitação transformou a vida da dona de casa de 42 anos de idade, que além de uma nova profissão, ampliou a visão de mundo, e descobriu um talento adormecido.

Durante as aulas além de aprender como criar receitas, ela acompanhou aulas sobre empreendedorismo, algo que mostrou a aluna o passo a passo para investir na abertura de um negócio.

“Antes do curso, eu nunca havia trabalhado na área de confeitaria e salgados, mas sou apaixonada pela gastronomia, e durante as aulas, tive uma experiência única, onde descobri que posso ir além. Após a conclusão, comecei a trabalhar como autônoma, fabricando tortas, salgados, e abri uma pequena empresa, onde já consigo fazer uma renda extra, e meus horizontes se ampliaram, quero ampliar meu negócio, gerar oportunidades para outras pessoas e formar uma grande equipe”, comenta Maria Bernadete.

Neste início desde mês de fevereiro, Maria Bernadete procurou uma cunhada e uma amiga e abriram a Flos Carmeli, uma empresa no ramo de alimentos, que tem caído no gosto da clientela. Foi o ponta pé inicial de um grande projeto. E ela reconhece que nessa conquista que aos poucos tem transformado a vida dela, a ajuda do SENAI foi essencial.

“Eu não teria condições hoje de fazer um curso como esse, pelo custo financeiro, e o SENAI foi decisivo na minha vida, juntamente com o MPT e a FUNAD, transformaram a minha realidade, me motivou a buscar o melhor, e hoje estou sendo favorecida, já que consigo ter minha independência, numa profissão que me sinto realizada”, ressaltou.

Os cursos que Maria Bernadete fez foram realizados entre os meses de setembro, e novembro de 2021, através do Projeto Padaria Profissionalizante. As aulas aconteceram numa unidade móvel do SENAI, instalada na sede da FUNAD, em João Pessoa.

“Conseguir dar essa contribuição, formando mão de obra qualificada para a área de alimentos e também fazer surgir novos empreendedores é muito gratificante porque, além de ver os alunos que concluíram o curso com um elevado nível de profissionalismo, muitos abriram seus próprios negócios, e assim conseguem gerar renda, algo essencial, para qualquer pessoa”, comentou Alan Queiroz, instrutor do curso.

A proposta dos cursos oferecidos pelo SENAI, MPT-PB e a FUNAD é incluir pessoas no empreendedorismo/mercado de trabalho, propiciando o desenvolvimento dos conhecimentos teóricos e práticos necessários para a atuação profissional como padeiro e confeiteiro, de acordo com o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, atendendo as normas e legislação de segurança e boas práticas de manipulação de alimentos.