Ensino à distância em tempos de isolamento social: a rotina de aprendizagem online de estudantes do SENAI na Paraíba

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 23 de abril de 2020

A plataforma Meu Senai passou a ser uma ferramenta mais presente

Depois que as medidas protetivas contra o novo coronavírus foram instauradas, principalmente depois do início do isolamento social, a rotina de muitas pessoas foi totalmente modificada.

No SENAI/PB, diante das proporções que a pandemia tomou, foi realizado um planejamento para que os alunos da instituição não fossem prejudicados com a paralisação das aulas presenciais. Com isso, a plataforma Meu Senai, que já vinha sendo utilizada desde 2019, passou a ser uma ferramenta mais presente na vida dos estudantes durante esse período de isolamento.

A plataforma, integrada com o Google For Education, agrega diversos recursos capazes de fornecer uma melhor e mais vantajosa experiência ao estudante, dentre as quais se destacam o Google Classroom, onde professores e alunos podem interagir sobre tarefas e conteúdos das aulas, a biblioteca de livros didáticos do SENAI e o Google Docs, por exemplo.

Apesar de ser uma atividade, de certa forma, temporária para este momento, o  ensino à distância requer muita disciplina de horários e organização da rotina, além de grande concentração e responsabilidade por parte dos alunos que até então estavam acostumados com as aulas presenciais. Essa adaptação para novos hábitos de estudos, pode ser difícil no começo, mas alguns alunos utilizam métodos para esse planejamento de horários. “Estou colocando alarmes para o começo das aulas e quando as tarefas são postadas, tento falar bastante com o professor, além de verificar constantemente o meu e-mail para saber se algo foi adicionado no Google Classroom”, explicou João Paulo Xavier, estudante do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas da Unidade do SENAI em Bayeux.

Júlia Lima, aluna do curso Técnico em Administração, da Unidade do SENAI da Prata, em Campina Grande, também utiliza métodos para organizar sua rotina. “Estou tentando cumprir os horários que seguia antes do isolamento social, dedicando os turnos tarde e noite exclusivamente aos estudos. Além disso, montei um esquema com as atividades e conteúdos ministrados e o deixei visível para servir como estímulo e controle para os estudos”, comentou ela.

A flexibilidade de horários é um fator que ajuda muito na organização da rotina, mas disciplinar esses horários e ter um tempo estabelecido durante o dia para os estudos é imprescindível para um maior aproveitamento do conteúdo. João Melky, aluno do curso Técnico em Administração do Centro de Inovação e Tecnologia Industrial do SENAI/CITI, disse que, por já ter um tempo definido para a realização dessas atividades, a adaptação se tornou mais fácil. Ele considera a flexibilização de horários, possível no ensino à distância, um dos fatores mais positivos desse método de estudo. “Geralmente realizo a atividade do SENAI pela manhã, que é o meu turno, e entrego no início da tarde. A flexibilidade do horário é muito importante, porque podemos escolher um horário adequado para realizar as atividades com calma e concentração”, conta João Melky.

Apesar de ser um ensino não presencial, o contato com o professor também é um hábito essencial na rotina de estudos EaD. Júlia Lima, afirma que mesmo as ferramentas utilizadas no ensino à distância sendo tão importantes, a comunicação com o professor é imprescindível. “Acredito que mais importante do que as ferramentas e plataformas utilizadas, é a interação entre aluno e professor. Por diversas vezes tive dúvidas com relação a atividades e conteúdos e a professora sempre se mostrou prestativa, inclusive fora do horário de expediente. Ter um bom docente como suporte, motiva ainda mais o aluno a querer buscar o conhecimento”, disse.

Com isso, o ensino à distância se reafirma como um método inovador e importante e funcional. Porém, para se obter um resultado mais efetivo e com menos perdas, é necessário engajamento e comprometimento do aluno. Organizar os horários, escolher locais com menos movimentação e barulhos e, além disso, manter um contato constante com o professor são hábitos essenciais durante esse período. “Passar por essa experiência é algo desafiador, já que temos que saber lidar com questões que encontrávamos no nosso dia a dia e que nesse período de isolamento social, de certa forma, se intensificam e exigem mais comprometimento. Ter acesso aos estudos à distância, nesse período, é de extrema importância, pois dessa forma conseguimos dar continuidade aos assuntos e não sair prejudicados”, concluiu Júlia Lima.

Texto/Colaboração: Igor Batista