Compartilhar

Exposição de projetos marca abertura do Inova SENAI

Por Gabriel Alves - Campina Grande/PB - Publicado 20 de setembro de 2011

Incentivar a capacidade de inovação tecnológica em prol da indústria. Esta é a principal característ
Incentivar a capacidade de inovação tecnológica em prol da indústria. Esta é a principal característica do Inova SENAI - Edição 2011. Na abertura do evento, que aconteceu na tarde desta terça-feira, 20/09, no Centro de Convenções da FIEP, em Campina Grande, os alunos e professores do SENAI/PB tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos inovadores que foram criados em benefício da indústria.
 
Na ocasião, os resultados dos protótipos foram demonstrados através de stands. Vários visitantes como estudantes e empresários puderam conhecer melhor e apreciar a iniciativa, que tem como objetivo beneficiar tanto a indústria, como a sociedade em geral.   Os projetos começaram a ser desenvolvidos pelos professores e alunos do SENAI/PB desde o mês de maio e contemplam as áreas de Mecânica, Eletrônica, Meio Ambiente, Informática, Vestuário, Construção Civil e Couro e Calçados.   
 
Um dos projetos da 2ª Mostra Inova SENAI é o da “Empanada do Brejo”, do SENAI Stênio Lopes, que tem como autores: José Francisco, Ricardo Cândido e Edson Nilton. Segundo o professor José Francisco, esta é uma receita de origem espanhola, que se destacou no Chile e na Argentina e que foi inovada por um toque de ingredientes paraibanos. “Antes de colocarmos o projeto em prática, fizemos um levantamento entre padarias e lanchonetes que poderiam ser inovados”, ressaltou o professor José Francisco. Ele ainda falou quais ingredientes são usados na produção da “Empanada do Brejo”. “A receita original é farinha, sal, água e a nossa é mais rica, contêm azeite, gordura e açúcar. Inovamos também no recheio, com produtos de nossa região, como a banana prata, a cachaça, a geléia de umbu e o mel de engenho e a canela”, disse José Francisco.
 
Outro projeto exposto foi a “Pulseira Vibralerta”, do SENAI de João Pessoa, com autoria de Diego Lima, Victor Hugo e Eduardo Valério. A “Pulseira Vibralerta” foi desenvolvida para pessoas com deficiência visual, que poderão se beneficiar com a redução dos custos de energia elétrica em suas residências. “Quando uma lâmpada estiver ligada, a pulseira irá receber sinais através de uma determinada freqüência, em que o deficiente visual poderá identificar e assim, desligar a lâmpada”, explica um dos autores, Diego Lima.
 
A programação de mostras e exposições do evento continua até a próxima sexta-feira, dia 23/09. Na ocasião, também acontecerá a solenidade de premiação dos projetos classificados para representar a Paraíba na Etapa Nacional do Inova SENAI.
 
Outras informações: () 2101-5484.
 
Colaboração/Texto/Fotos: Ohana Abrantes

Outras Notícias