Pessoas com necessidades especiais sendo capacitadas nas mais variadas áreas de Educação Profissional. Docentes capacitados para lidar com “pessoas especiais”, oferecendo a elas a grande possibilidade de ingressar no mercado de trabalho e mostrar o quanto são capazes. As experiências educacionais com “alunos especiais” mostram a importância das ações inclusivas e, por esta razão, na mais recente reunião do Grupo de Apoio Local (GAL), as instituições envolvidas darão mais um passo a caminho da realização de mais uma ação em prol da inclusão dos PNE’s no mercado de trabalho.
Segundo o diretor do Centro de Educação Profissional Professor Stênio Lopes, Felipe Vieira, entre os assuntos em pauta na reunião, surgiu a proposta de parceria entre a Secretaria de Educação do Município de Campina Grande e o SENAI da Paraíba, onde os docentes serão capacitados para trabalhar com “pessoas especiais” na área de Educação Profissional. Felipe afirmou que, as ações devem ser desenvolvidas visando a inclusão em turmas regulares e não apenas para o cumprimento de metas e leis.
Na reunião participaram representantes do SENAI, EDAC, SEDUC, FCD, CACE/ICAE e INSTITUTO DOS CEGOS. Durante a reunião ainda foram discutidas algumas propostas e metas para que o GAL possa apoiar e até contribuir com as ações inclusivas nos Programas de Educação Profissional, além de promover a articulação do SENAI com as instituições que atuam com pessoas com necessidades especiais e incentivar a celebração de novas parcerias para a realização das ações inclusivas.
Ao final da reunião, os participantes e integrantes do Grupo de Apoio Local concordaram em organizar um cronograma de atividades para o grupo se mantenha ativo, dinâmico e articulado com todas as instituições relacionadas às ações inclusivas de PNE’s. O III Fórum Estadual para Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais, previsto para ser realizado no dia 14 de setembro de 2007, no CEP – ORC
Imagens/Créditos:
http://www.tele-centros.org.br
http://www.pr.senai.br