Entre os dias 10 e 15 de setembro, será realizada, em Lyon, na França, a 47ª edição da WorldSkills Competition, um torneio internacional que reúne jovens para competir em diversas áreas de habilidades técnicas e profissionais. Das 62 ocupações que serão realizadas na competição, o Brasil participa de 56, representado por uma delegação de 64 alunos e ex-alunos do SENAI e de outras instituições de educação profissional.
Até o dia das provas, os competidores precisam passar por uma maratona de treinos em suas respectivas categorias, que buscam alcançar o melhor desempenho durante o evento. Letícia Possidônea, mineira da cidade de Cataguases, participará da ocupação de Tecnologia da Moda e está em fase de preparação para a competição. Dentro da equipe de apoio do seu treinamento está a instrutora do Vestuário do SENAI Paraíba, Grayce de Farias, que foi convidada a integrar a equipe que observa e avalia o desempenho dos alunos representantes do Brasil na competição, estando ao lado dos treinadores.
“Minha função é observar e avaliar o desempenho da aluna que representa o Brasil na ocupação de Tecnologia da Moda, em cada uma das atividades dos módulos da competição, que são Desenho, Draping, Modelagem Plana e Criação. Em cada um desses módulos, é essencial ter um olhar atento e domínio das técnicas específicas da área para ajudá-la, junto com sua treinadora, a expert Júlia Gabriela da Rocha, a alcançar a pontuação máxima nos critérios de avaliação. Nosso objetivo é garantir uma excelente classificação para o nosso país, destacar mundialmente nossa aluna e assegurar uma posição no pódio de medalhas”, explicou a instrutora, Grayce de Farias.
A expert e treinadora, Júlia Gabriela da Rocha, destacou que o objetivo da WorldSkills em promover o intercâmbio com outros estados é permitir a troca de experiências e conhecimentos entre profissionais para que, durante o treinamento dos competidores, essa troca possa auxiliar o entendimento do aluno, o ajudando a alcançar o objetivo e melhorar seu desempenho.
“A interação com outros profissionais e a perspectiva deles sobre a situação são fundamentais, porque às vezes, durante o treinamento, não percebemos certos detalhes que outros conseguem identificar, apontando onde podemos melhorar, corrigir erros ou aperfeiçoar técnicas. Tudo isso agrega no conhecimento e dissemina informações, aprimorando nossa modalidade. Isso demonstra nossa compreensão total do que está sendo feito, permitindo que possamos transmitir esse conhecimento ao aluno, garantindo um bom desempenho tanto na etapa nacional quanto na mundial”, pontuou a treinadora, Júlia Gabriela da Rocha.
Na ocupação “Tecnologia da Moda”, os competidores passam por provas onde precisam mostrar suas habilidades referentes à cadeia produtiva do vestuário, demonstrando o entendimento dos estudos antropométricos e de ergonomia para a produção de modelagens. Nesse sentido, os participantes precisam idealizar desenhos técnicos e estudar técnicas de montagem das peças.
Antes da etapa internacional, onde são premiados os melhores de cada ocupação, os países realizam as seletivas nacionais que escolhem suas respectivas delegações. Este ano, serão mais de 1,4 mil competidores de cerca de 72 países disputando medalhas nas ocupações. As provas que selecionaram a delegação brasileira aconteceram ainda em 2023, em diversos estados da federação.
O SENAI Paraíba na WorldSkills
Em 2023, a Paraíba foi sede de três ocupações da seletiva nacional, sendo o único das regiões Norte e Nordeste a sediar o torneio. As provas foram realizadas no Centro de Educação Profissional do SENAI Odilon Ribeiro Coutinho, em João Pessoa.
A Paraíba vem de um histórico positivo de participação da competição nacionalmente através de alunos do SENAI, que na última seletiva nacional, alcançaram um avanço na pontuação geral. A instituição, que figurou por muitos anos na 12ª colocação no ranking geral, passou a ocupar a 7ª colocação, com uma pontuação total de 45,64 pontos, ficando a frente de estados como Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Santa Catarina.
No ano passado, o SENAI foi representado na competição pelos alunos Izak Araújo, Everton Abrantes, José Pereira da Silva, Guilherme Alexandre dos Santos, Renan Vieira, Letícia Ferreira e Monalisa Vitória, nas ocupações de Aplicação de Revestimento Cerâmico, Instalações Elétricas Prediais, Desenho Mecânico CAD, Mecânica Industrial, Tecnologias Web, Tecnologia da Moda e Design Gráfico, respectivamente.
Texto/Colaboração | Igor Batista