Compartilhar

Instrutores do SENAI da PB participam de curso de formação de metodologias ativas e tecnologias educacionais

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 06 de abril de 2021

Curso foi ministrado pelo professor José Motta Filho

Mais de 80 instrutores das unidades do SENAI da Paraíba participaram de um curso de Formação online ministrado pelo professor e pesquisador José Motta Filho que é autor de metodologias ativas de aprendizagem e tecnologias educacionais.

Durante a capacitação virtual que aconteceu nesta segunda e terça-feiras (05 e 06/04) em parceria com o Sebrae - PB, os instrutores foram preparados para a utilização de metodologias ativas e tecnologias emergentes em sala de aula. A proposta foi promover uma formação para que os instrutores possam oferecer um ensino inovador e com mais qualidade.

No curso, o professor José Motta Filho apresentou conceitos de Sala de Aula Invertida, que é uma estratégia ativa de aprendizagem fundamentada no Blended Learning (Ensino Híbrido), para que os diversos ecossistemas educacionais possam tirar o máximo proveito desse framework colaborativo de aprendizagem.

E também da Metodologia entre pares, que consiste numa metodologia de aprendizagem utilizada em muitas práticas educacionais híbridas de vanguarda. 

“ O SENAI cada vez mais tem buscado fazer uma educação disruptiva, que quebra paradigmas e que promove o conhecimento através do "colocar a mão na massa", onde o aluno é protagonista do seu aprendizado. E com esse evento, que trouxe ferramentas didáticas e pedagógicas para os nossos instrutores, será possível inovar no ambiente de sala de aula, seja ela virtual ou presencial. Essa é mais uma ação do SENAI enquanto Instituição formadora de jovens aptos para os desafios da indústria 4.0”, afirmou Janildo Sales, gerente Executivo de Educação Profissional do SENAI PB.

A iniciativa faz parte do processo contínuo de capacitação oferecido pelo SENAI, que de forma permanente oferece treinamentos e cursos para toda equipe educacional da instituição, visando o aperfeiçoamento profissional e a melhoria da qualidade do ensino.

“O II Encontro de Educadores “Conectando Futuros” debateu acerca da Aprendizagem Híbrida, Metodologias Ativas e Tecnologias Emergentes, onde os instrutores puderam aprender como trazer inovação e tecnologia para o ambiente de sala de aula, através dos conceitos da Sala de Aula Invertida, Aprendizagem entre pares, Ensino por meio de Projetos e Storytelling. Mais uma vez, o SENAI/PB se coloca na vanguarda do ensino, ao trazer temas atuais durante a pandemia e continua ofertando serviços educacionais com excelência, “ explicou Wendell Ross, coordenador de Educação à Distância do SENAI PB.

Outras Notícias