Paraíba

Jovem aprendiz do SENAI trilha trajetória de sucesso e se torna instrutora da instituição

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 03 de janeiro de 2022

Com uma trajetória profissional sólida, em 2021, Edilane recebeu um convite, que a deixou surpresa. Ela foi chamada para ministrar um curso de Operador de Fábrica de Rações oferecido pelo SENAI CITI/CAM, para jovens aprendizes da Indústria Guaraves.

Em 2018, Edilane Nunes se matriculou no curso de Operador de Processos na Produção de Carnes e Derivados, da modalidade Aprendizagem Industrial oferecido pelo SENAI da Paraíba. O curso foi a primeira oportunidade que a jovem da cidade de Guarabira teve de conhecer na prática a realidade do mercado de trabalho.

Durante o curso, ela assistia aulas teóricas presenciais no SENAI, e simultaneamente cumpria uma carga horária de 4 horas na fábrica Frango Bom Todo, onde tinha uma vivência prática com a área de processos de carnes e derivados, prestando serviço no setor de industrializados, onde atuava na fabricação de salsichas, linguiças e também no setor de congelamento e armazenamento de alimentos, o IQF.

Muito dinâmica, Edilane sempre buscou novos conhecimentos, e ao mesmo tempo em que se capacitava no SENAI, buscou fazer cursos em outras áreas, e chegou a concluir capacitações nas áreas de finanças pessoais, propriedade intelectual, metrologia, desenhos arquitetônicos, segurança do trabalho, empreendedorismo, consumo consciente de energia, educação ambiental, tecnologia da informação e comunicação.

Logo após o término do curso de Jovem Aprendiz, a aluna foi contratada pela Frango Bom Todo, e começou a trabalhar como balanceira na sala de cortes, e em poucos meses foi promovida, dessa vez para trabalhar como secretária, atuando na gestão documental, e nos setores de Boas Práticas de Fabricação, Segurança dos Alimentos e Análises de Perigos e Pontos de Controle. A jovem tinha também a missão de monitorar o estoque de fardamentos da empresa, e ajudava na organização e ações desempenhadas na lavanderia da empresa.

No mês de outubro, Edilane Nunes iniciou o curso, ministrando de forma online, a disciplina de fabricação de rações para animais (cavalos, aves e peixes) que tem carga horária de 220 horas. O curso tem como proposta apresentar um modelo de produção de ração focado na segurança e qualidade, focando na nutrição, saúde e bem-estar dos animais.

A oportunidade de se tornar instrutora da instituição, que a preparou para o mercado, deixa a jovem profissional, ainda mais realizada.

“Sou grata ao SENAI da Paraíba pela oportunidade de poder desempenhar o meu trabalho, e poder ajudar na preparação profissional dos jovens aprendizes. Quero poder contribuir com o conhecimento dos jovens, que assim como eu terão a chance de crescer profissionalmente, num mercado amplo e em ascensão”, enfatizou.