Jovem consegue primeiro emprego com carteira assinada após concluir curso no SENAI

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 10 de dezembro de 2020

SENAI deverá formar 270 novos operadores de processo de produção

Filha de uma família, simples com poucos recursos financeiros, Ariana Barbosa Xavier, desde a adolescência sempre sonhou em ter uma vida independente, e o desejo dela era conseguir se qualificar para ingressar no mercado num emprego que lhe proporcionasse uma melhor condição de vida.

Em 2018, ela foi selecionada pela indústria Alpargatas para fazer o curso de Operador de processo de produção, na modalidade Aprendizagem Industrial, oferecido pelo SENAI, no Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI. Durante o curso, ela cumpria uma carga horária na instituição e outra na empresa Alpargatas, na cidade de Alagoa Nova, onde mora com a família.

No decorrer do curso, a jovem se identificou tanto com a área profissional, que logo começou a se destacar na Empresa, onde passou 10 meses como Aprendiz. É tanto que 04 meses após terminar o contrato ela foi contratada pela Alpargatas, para atuar como operadora de Corte e Acabamento. E a ascensão da jovem profissional foi meteórica. Três meses depois de ter a carteira assinada pela indústria de calçados, ela já foi promovida para trabalhar no Apoio Administrativo, dando suporte nas áreas de manutenção e segurança para setores como o RH e de Qualidade.

“Quando ingressei no SENAI em julho de 2018, buscava uma oportunidade de aperfeiçoar meu currículo, para conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho. E graças aos conhecimentos que adquiri no curso, foi mais fácil para conseguir uma colocação na Alpargatas. Então através do SENAI pude realizar o sonho de ter um emprego com carteira assinada, e mais que isso, estou tendo a chance de crescer profissionalmente na empresa”, ressaltou, Ariana Barbosa.

Só esse ano o SENAI, por meio do CITI, já formou dez turmas de operadores de Processo de Produção na indústria Alpargatas, sendo oito em Campina Grande (onde ainda tem alunos em formação) e duas em Alagoa Nova.

"O SENAI Paraíba contribui de forma preponderante com a formação de milhares de profissionais de diferentes áreas relacionadas ao setor industrial, tornando-se referência quando se fala em cursos técnicos no estado. Mesmo neste período desafiador, nossa instituição continua proporcionando oportunidades para jovens que estão entrando no mercado de trabalho, demonstrando seu valor junto a sociedade paraibana", afirmou Euler Sales, diretor Regional do SENAI PB.

A previsão é que o SENAI da Paraíba forme até o fim deste mês de dezembro, 270 novos operadores de processo de produção, totalizando 10 turmas, nas empresas Alpargatas, EMCASA embalagens flexíveis, Fenoplast, Cadersil e Caranguejo.