No Brasil: SENAI PB é 3º colocado em prospectar empresas para fabricação de EPIs voltados ao enfrentamento da Covid-19

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 04 de fevereiro de 2021

SENAI da PB atendeu 68 empresas dos mais diversos segmentos

O SENAI ofereceu consultoria gratuita para 558 empresas e indústrias, em 21 estados do Brasil, entre os meses de maio e agosto de 2020, interessadas em adaptar as linhas de produção para a fabricação de máscaras, protetores faciais, álcool 70% e roupas hospitalares. A atividade foi resultante do Programa Conexão SENAI.

O Departamento Regional da PB ficou em 3º lugar no Brasil em número de empresas prospectadas, atingindo o percentual de 12,2%, ficando atrás apenas de Goiás, que alcançou 13,8% das empresas, e Mato Grosso com 13,1%. Na Paraíba, o SENAI prospectou 68 empresas dos segmentos de alimentos e bebidas, confecção, calçados, materiais de limpeza, serigrafias, moveleiro e cooperativas. Esse resultado foi um dos indicadores que contribuiu para que o SENAI alcançasse o 8° lugar no Brasil, como a empresa que mais contribuiu com ações de enfrentamento à Covid-19.

Durante a consultoria, realizada de forma online, com duração de 8 horas, uma equipe de 14 profissionais da instituição, passou para os empresários, orientações em relação às técnicas de fabricação dos equipamentos de proteção individual, conforme indicações de Normas Regulamentadoras, e também como adaptar o layout da produção para otimizar o processo de fabricação dos EPIs, e ainda disponibilizou manuais técnicos para fabricação de novos modelos de máscaras e face shield.

O Programa Conexão SENAI, que faz parte da iniciativa Mais Prevenção, é um esforço do SENAI para auxiliar as empresas a iniciarem, ampliarem ou pivotarem a sua linha de produção para a fabricação de EPIs (máscaras de uso geral, máscaras descartáveis, capotes, álcool em gel ou líquido 70%, dentre outros). No Conexão não teve contrapartida financeira das empresas participantes, e o SENAI auxiliou no aumento da produtividade, redução de retrabalho e consequentemente aumento na qualidade dos produtos.

Informações adicionais podem ser obtidas no site: https://www.portaldaindustria.com.br/canais/plataforma-inovacao-para-a-industria/