A Paraíba é considerado um dos maiores produtores de cachaça de alambique do Brasil, o estado possui mais de 100 engenhos que na safra de 2022/2023 produziram cerca de 25 milhões de litros e exportaram mais de 50 mil litros de aguardente no ano passado, segundo dados da Associação Paraibana dos Engenhos de Cachaça de Alambique.
Nesta quarta-feira, Dia Nacional da Cachaça, o SENAI em parceria com a Agência UFPB de Inovação Tecnológica (INOVA-UFPB), e com o apoio da Associação dos Produtores de Cachaça de Areia/PB – APCA realizaram o 1ª Conexão Cachaça - Inovação e Tecnologia.
O evento realizado no campus da UFPB, em Areia teve como objetivo conectar os produtores de cachaça do brejo paraibano com a comunidade acadêmica e empreendedores locais, incentivando e promovendo a troca de conhecimento e conexões com novas tecnologias do setor.
Durante a programação foram realizadas diversas palestras, na ocasião, o SENAI abordou sobre as “Boas Práticas na Produção de Cachaça”, “O Lean Manufacturing (produção enxuta) e os desperdícios de produção”, “Desenvolvimento Tecnológico e Inovador – Oportunidades para o setor”, e também sobre o PROCOMPI - Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias.
De acordo com o gerente executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI PB, Wagner Porto, a parceria com a Agência UFPB de Inovação Tecnológica (INOVA-UFPB), bem como a participação da Associação dos Produtores de Cachaça de Areia/PB – APCA no evento, mostra o fortalecimento das ações dos atores do Ecossistema de Inovação. E o SENAI PB contribui com essas ações ciente que o setor produtivo precisa destas conexões para que o setor se fortaleça cada vez mais.
Cachaça Paraibana
Levantamento feito pela Associação Paraibana dos Engenhos de Cachaça de Alambique (Aspeca), revela que a Paraíba possui cerca de 80 engenhos. A maior parte desses engenhos estão em funcionamento em cidades como Areia, na vizinha Alagoa Grande, Serraria e Bananeiras.
Em 2021, foi instituído o Dia Estadual da Cachaça Paraibana, a data sancionada pelo governador João Azevedo faz parte do Calendário Oficial de Eventos no Estado. O dia foi escolhido porque em 10 de junho de 2010 o produto foi instituído como pertencente ao patrimônio cultural e imaterial da Paraíba.