Compartilhar

Paraíba

Nova perspectiva: acolhidos da Fazenda do Sol se profissionalizam através da ação conjunta do SENAI PB e MPT

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 09 de setembro de 2021

Nas aulas os participantes, tiveram a oportunidade de aprender a fazer receitas de pães, bolos e biscoitos, além de doces


A profissionalização é essencial para quem busca uma oportunidade de trabalho, e quanto mais preparado estiver, mais chances de conseguir uma boa colocação no mercado, e até mesmo de empreender com sucesso.

Nesta perspectiva, o SENAI da Paraíba e o Ministério Público do Trabalho da 13° região entregaram na última sexta-feira, 03/09, os certificados de conclusão de curso nas áreas de panificação e confeitaria para 13 acolhidos da Fazenda do Sol, em Campina Grande e ainda duas pessoas da comunidade situada no entorno da entidade.

Participaram da solenidade o diretor Regional do SENAI da Paraíba, Euler Sales; o gerente Executivo de Educação Profissional da instituição, Janildo Sales; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, Paulo Germano Costa; e o coordenador da Fazenda do Sol, padre Sérgio Leite.

A entidade realiza acolhimento de pessoas com idade de 18 a 60 anos, em caráter voluntário, que lutam contra a dependência de substâncias psicoativas. Com essa ação, as instituições colaboram de forma direta para a profissionalização e geração de renda dos jovens que ao saírem da Fazenda, após o acolhimento, terão a oportunidade de trabalhar por conta própria empreendendo no setor de alimentos.

“A profissionalização de internos em instituições para tratamento de dependência química é o primeiro desafio. Após esse processo, a sociedade, e não apenas os entes diretamente envolvidos, têm o dever de ter um olhar diferenciado para a problemática e envidar esforços à empregabilidade. Com efeito, o flagelo dos narcóticos é um megaproblema mundial, afeta famílias e empresas de forma transversal e precisa ser enfrentado por todos nós”, lembrou o procurador-chefe Paulo Germano.

O diretor Regional do SENAI, Euler Sales, ressaltou a importância da parceria da instituição com o Ministério do Trabalho.  “Essa parceria transformará a vida, resgatará a dignidade e abrirá novos caminhos para os acolhidos na Fazenda do Sol. É importante o envolvimento de todos com essas ações, seja sociedade, poder público, ou a iniciativa privada. Os cursos que foram ofertados vão fortalecer ainda mais as ações já realizadas pela entidade.

Nas aulas os participantes, tiveram a oportunidade de aprender a fazer receitas de pães, bolos e biscoitos, além de doces. As aulas foram ministradas pelo instrutor Alan Queiroz. “Com esses cursos estamos dando condições aos nossos acolhidos de ingressarem no mercado de trabalho. A capacitação acaba sendo uma terapia ocupacional”, disse o padre Sérgio Leite, coordenador da Fazenda do Sol.

Os cursos foram realizados entre os meses de julho e agosto, numa Unidade Móvel de Panificação e Confeitaria do SENAI, que permaneceu na entidade ao longo dos últimos dois meses.

Outras Notícias