O Prêmio Nacional de Inovação é realizado anualmente em uma organização da Confederação Nacional da Indústria - CNI em conjunto com o Sebrae, com o objetivo de contribuir no processo de aprendizado, possibilitar a troca de experiências, além de estimular a prática da inovação através do reconhecimento dos esforços de instituições que atuam no país.
Este ano o prêmio chega a sua 8ª edição e é dividido em quatro fases, sendo a primeira de inscrições, a segunda de avaliação das inscrições, a terceira, que acontece em junho, é a fase da validação por videoconferência, e a última é a premiação, que acontece dia 26 de setembro, em São Paulo, durante o 10º Congresso Internacional de Inovação da Indústria.
De acordo com a CNI, este ano o prêmio recebeu 3.005 inscrições, sendo o maior número desde a 5ª edição, que aconteceu em 2017, e recebeu quase 4 mil. A partir da contribuição do SENAI da Paraíba, o estado teve mais de 50 inscrições, sendo 54 empresas e duas instituições para a categoria de Ecossistema de Inovação.
Os premiados serão contemplados com uma imersão em ecossistema de inovação organizada pela CNI e uma bolsa em curso de educação-executiva do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI.
Texto/Colaboração | Igor Batista