Pesquisa aponta crescimento pela procura dos cursos e serviços do SENAI

Por Diego Araújo com SENAI/DN - Publicado 16 de setembro de 2008

Confirmando a credibilidade e a qualidade da Educação Profissional oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI no Brasil, no primeiro semestre de 2008, foram realizadas 894.472 matrículas nos Programas de Educação Profissional da instituição, sendo 14% a mais em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo dados do Informe Técnico Desempenho SENAI, a região Nordeste concentrou nesse período 15% das matrículas geradas pelos cursos de Educação Profissional, ficando atrás apenas da Região Sudeste e Sul, que alcançaram 56% e 17% respectivamente.

Já a Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores responderam por 89% do total de matrículas, e alcançaram o patamar de 792.929 alunos matriculados. Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio registraram 94.288 matrículas, aumento de 16% em relação ao 1º semestre de 2007.

No primeiro semestre deste ano, o SENAI já certificou 1851 pessoas e prestou 36 serviços de assessoria e consultoria em Educação, o que corresponde a 12.444 horas de serviços educacionais especializados. Na Região Nordeste foram realizados 9.870 serviços e 2.169 empresas foram atendidas.

A atuação do SENAI também tem se fortalecido no ambiente tecnológico por intermédio da prestação de serviços técnicos e tecnológicos às empresas, que visam a melhoria de processos e produtos e desenvolvimento de conhecimentos e informações.

O trabalho é desenvolvido em empresas de diferentes linhas e categorias, que compreendeu Pesquisa Aplicada, desenvolvimento Experimental, Design, Serviços Laboratoriais, Operacionais e de Inspeção, além de Assessoria e Consultoria em Gestão Empresarial, em Processo Produtivo, Saúde e Segurança no Trabalho e Meio Ambiente. E ainda na área de Informação Tecnológica com Elaboração e Disseminação de Informações (Serviços de Documentação), Estudos de Mercado e Eventos Técnicos, e na Certificação de Processos e Produtos.

De janeiro a junho de 2008 foram realizados 52.357 serviços em 11.760 empresas, durante 953.784 horas de técnicos e docentes da instituição. A categoria Serviços Laboratoriais obteve a maior concentração de serviços com 21.724 atendimentos.

Já com relação aos setores industriais e de serviços atendidos pelos serviços técnicos do SENAI, se destaca a fabricação de produtos têxteis, fabricação de produtos alimentícios e bebidas e fabricação de produtos siderúrgicos e de metal, incluindo máquinas e equipamentos. Já relacionado ao número de cursos e matrículas os destaques são fabricação de coque, refino de petróleo e produção de álcool, fabricação e montagem de veículos automotores e fabricação de produtos têxteis.

Educação Para A Nova Indústria e Programa SENAI de Ações Inclusivas

Entre os indicadores apontados pela pesquisa, podem ser destacadas as ações desenvolvidas pelo SENAI através do Programa Educação Para a Nova Indústria, onde a instituição desenvolve cursos de formação inicial e continuada, educação técnica de nível médio e educação superior, além de ações inovadoras nos conteúdos, nas tecnologias de informação e de comunicação, em sintonia com os novos paradigmas educacionais. E os cursos oferecidos pela instituição através do Programa SENAI de Ações Inclusivas o PSAI.

Neste primeiro semestre de 2008 foram realizadas 330.718 matrículas no âmbito das ações inovadoras, entre elas a Rede de Excelência e Inovação, SENAI 24 horas, SENAI Itinerante, Competências Transversais, Inclusão Digital para Todos e Rede de Excelência e Inovação.

Desde 1999, o SENAI desenvolve o PSAI com o objetivo de incluir, em cursos e programas de educação profissional, pessoas com necessidades especiais, além de expandir o atendimento a negros/índios, a mulheres em cursos estigmatizados para homens, e também requalificar pessoas acima de 45 anos. Desde o ínicio do programa já foram qualificadas mais de 17 mil pessoas.

No segundo semestre de 2007 foram ouvidos 1268 portadores de necessidades especiais egressos dos cursos oferecidos pelo SENAI em diversas modalidades. A pesquisa constatou 42% deles estavam inseridos no mercado de trabalho, 69% possuíam carteira de trabalho assinada, e 59% deles estão satisfeitos com os cursos oferecidos pela instituição.

Outras informações através do e-mail: [email protected] ou pelo telefone: () 3317-9782.

Fotos/Crédito: Ailson Ramalho