Pólo de calçados será inaugurado em CG

Por Valter Roque - Campina Grande/PB - Publicado 15 de junho de 2007

Um novo e importante passo será dado, nessa sexta-feira, dia 15, em benefício das empresas paraibanas do setor coureiro-calçadista. O Pólo de Calçados do Estado da Paraíba será inaugurado em Campina Grande com uma estrutura para acolher, nessa primeira etapa, cerca de 17 empresas. A solenidade está prevista para ocorrer as 15h30.

Instalado em frente ao Centro de Tecnologia de Couro e Calçados Albano Franco, no bairro de Bodocongó, o pólo é uma ação do Governo do Estado e da Companhia de Industrialização da Paraíba (Cinep) que conta com a parceria do Sindicato da Indústria de Calçados do Estado da Paraíba (Sindicalçados), Fiep/Senai e Sebrae na Paraíba.

Para a construção dos 17 galpões foram direcionados recursos no valor de R$ 3 milhões. "Além de oferecer uma estrutura adequada para o empresário realizar o seu trabalho, o Pólo de Calçados do Estado da Paraíba também facilita o acesso dos clientes aos calçados, já que as empresas vão estar concentradas num único local", apontou Sebastião Aciolly, presidente do Sindicalçados.

Para Luciane de Souza, gestora do projeto Arranjo Produtivo Local de Calçados e Afins tocado pelo Sebrae/PB, o pólo surge como uma ação fundamental no processo de desenvolvimento do setor calçadista da Paraíba. "A importância que a atividade representa para a economia local justifica todos os esforços que governo e instituições vem realizando em prol dessas empresas", comenta.

Calçados da Paraíba
De acordo com o último levantamento feito pelo Sindicalçados, o complexo industrial paraibano de couro e calçados possui cerca de 600 empresas, sendo 183 formais e mais de 400 informais. Essas empresas se concentram nas cidades de Campina Grande, Patos e João Pessoa e envolvem mais de 13 mil pessoas em suas atividades, representando 18% do emprego gerado pela indústria paraibana.

As empresas paraibanas figuram em quarto lugar no ranking nacional de exportações do setor, ficando atrás de Franca, em São Paulo, Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul, e das cidades de Juazeiro e Crato, no Ceará. Em 2004, essas empresas produziram 350 mil pares de calçados e faturaram R$ 2,1 milhões/mês. Nesse mesmo ano, as exportações atingiram o montante de R$ 1,4 milhões, um número inédito na história da indústria local.

Valter Roque
Sebrae/PB