Compartilhar

Indústria

Presidente da FIEP recebe visita do Embaixador da Finlândia no SENAI em João Pessoa

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 04 de maio de 2022

O embaixador visitou as modernas instalações do Complexo do SENAI localizado no Distrito Industrial da capital e conheceu o Centro de Educação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho, a Faculdade SENAI da Paraíba e o Instituto SENAI de Tecnologia em Têxtil e Confecção. 


Nesta terça-feira, 03, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, Francisco de Assis Benevides Gadelha, recebeu em João Pessoa, a visita do Embaixador da Finlândia, Jouko Leinonen, e da Coordenadora de Educação e Ciências do Consulado da Finlândia em São Paulo, Sanni Hakka da Silva.  

Na oportunidade, os representantes internacionais foram conduzidos a um tour pelo Complexo do SENAI localizado no Distrito Industrial de João Pessoa. O presidente da FIEP, apresentou aos visitantes, as modernas instalações do Centro de Educação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho, da Faculdade SENAI da Paraíba e do Instituto SENAI de Tecnologia em Têxtil e Confecção. “Essa é uma estrutura que muito nos orgulha. Temos aqui neste complexo a maior escola têxtil da América Latina, um investimento feito pensando em atender a indústria paraibana e os profissionais que necessitam de qualificação técnica para atuarem no segmento têxtil”, explicou Gadelha. 

“João Pessoa é um importante polo industrial do nosso estado e este Complexo do SENAI está à disposição das empresas, oferecendo cursos de capacitação e qualificação, serviços tecnológicos e cursos de graduação. Costumo dizer que a educação é a mola propulsora do desenvolvimento, nos estimula ao progresso que buscamos para o setor industrial”, completou o presidente da FIEP. 

A visita foi acompanhada do Diretor Executivo do Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool do Estado da Paraíba, Edmundo Coelho, do presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado da Paraíba, Romualdo Farias de Araújo, e do presidente do Sindicato das Indústrias de Cerâmica Vermelha do Estado da Paraíba, João Gomes Neto. 

“A FIEP sempre teve o cuidado de atender todos os setores industriais de forma igualitária, pensando no crescimento da indústria paraibana. Aqui mesmo neste complexo já formamos muita mão-de-obra para o setor de panificação na capital, além de outros serviços e consultorias que contam com a expertise da equipe do SENAI”, explicou Francisco Gadelha.  

Após a visita às instalações do SENAI, o presidente da FIEP se reuniu com o embaixador da Finlândia, Jouko Leinonen, para discutir temas relevantes e de interesse da indústria paraibana como educação, tecnologia e tendências para o futuro do mercado de trabalho. “É importante destacar a parceria que temos com o governo finlandês na área de educação, na construção das metodologias educacionais que tanto o SESI como o SENAI desenvolvem no nosso estado”, explicou Francisco Gadelha. 

Na área de tecnologia, ele também pontuou as parcerias relacionadas a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) e as tendências com foco nas potencialidades da Paraíba, em especial para os segmentos industriais do minério, celulosa e papel, tecnologia da informação, calçados, têxtil, alimentícia e energética.

Durante a reunião, o embaixador da Finlândia apresentou um vídeo institucional destacando as potencialidades do seu país de origem, com destaques para o Sistema Educacional, a igualdade de gênero e as 100 inovações sociais da Finlândia, destacando na apresentação as megatendências para os próximos 100 anos relacionadas à educação, tecnologia, meio ambiente, saúde, eficiência na produção de alimentos, robótica industrial e vida social.

O Diretor Regional do SENAI/PB, Euler de Souza Sales, apresentou as ações relevantes que a instituição atualmente está desenvolvendo nas áreas de educação, tecnologia e inovação. “Hoje, desenvolvemos cursos voltados a Internet das Coisas, IoT, mecatrônica, defesa cibernética, automação industrial, energias renováveis entre outros que o mercado demanda”, disse Euler. “No campo da tecnologia e inovação, temos um amplo portfólio de serviços realizados pelo Institutos SENAI de Tecnologia em Têxtil e Confecção, Automação Industrial e Eficiência Operacional, que contribuem para o desenvolvimento da indústria paraibana de forma significativa. Nesta visita, fica evidente que o Sistema FIEP/SENAI está no caminho certo. As ações desenvolvidas e as já planejadas para implementação ainda neste ano de 2022 estão alinhadas às iniciativas pelo governo da Finlândia”, concluiu.  

Outras Notícias