Compartilhar

Paraíba

Pela primeira vez, diretoria do SINDUSCON/JP participa de reunião na FIEPB

Por Núcleo de Comunicação - Publicado 21 de fevereiro de 2025

Foram discutidos na reunião temas como a ampliação da formação de mão de obra, a redução de tributos e parcerias institucionais para reforçar a produtividade nos canteiros de obras


O setor da construção civil na capital João Pessoa vive um momento promissor, com crescimento acima da média da Paraíba. Em 2024, por exemplo, o segmento apresentou um percentual de 11,5% de aumento no número de empregos gerados, quando comparado ao ano anterior, enquanto a média paraibana foi de 6,5%.

Com o bom momento vivido pela construção civil, especificamente na capital paraibana, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEPB, Cassiano Pereira, reuniu o presidente e a diretoria do Sindicato da Indústria da Construção Civil - SINDUSCON de João Pessoa, na tarde do último dia 20/02, na sede da Federação na capital, para tratar das demandas do setor e ajudar na elaboração de uma agenda positiva.

Foram discutidos na reunião temas como a ampliação da formação de mão de obra, a redução de tributos e parcerias institucionais para reforçar a produtividade nos canteiros de obras.

"Estamos abertos a ouvir e apoiar as demandas da construção civil de João Pessoa. Em sintonia com a CNI, buscamos o apoio do presidente Ricardo Alban para atender os pleitos de vocês. Conseguimos, nesta semana, retirar da pauta de votações do plenário da Câmara a proposta que permite aos pais movimentarem recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) após o nascimento de filhos ou adoção, e isso foi acatado", disse o presidente da FIEPB.

Ainda segundo Cassiano Pereira, ele tem buscado junto ao governador da Paraíba a isenção da cobrança do ICMS do FAIN. "Sou industrial e sei o quanto isso pesa na tributação das nossas indústrias, e não é diferente com a construção civil. Tenham certeza de que, enquanto presidente da FIEPB, e nos próximos dias, quando serei empossado na Associação Nordeste Forte, estarei atento aos pleitos de toda a indústria nordestina e, sobretudo, paraibana", ressaltou Cassiano Pereira.

O presidente do SINDUSCON - JP, Ozaes Mangueira, agradeceu o apoio do presidente da FIEPB e expôs as principais necessidades do setor.

" Precisaremos da parceria da FIEPB para expandir, através do SENAI, a oferta de mão de obra para o setor, que hoje remunera melhor que o comércio. Atualmente, abrimos vagas e não conseguimos preenchê-las . Isso só será possível com o apoio da Federação das Indústrias , que nos ajudará também a realizar uma campanha conjunta para quebrar o preconceito em relação ao trabalho na construção civil", afirmou Ozaes Mangueira.

A nossa ideia é realizar palestras nas escolas para mostrar o que é a construção civil, apresentando os canteiros de obras, que são ambientes de trabalho dignos e com oportunidades de crescimento, onde os profissionais trabalham com segurança e realizam sonhos " , finalizou o presidente do SINDUSCON - JP.

 

Outras Notícias


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.