Paraíba

Projeto da Paraíba que estimula a criatividade e o protagonismo estudantil é finalista do EducBank 2022

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 18 de outubro de 2022

Uma iniciativa que estimula a criatividade, autonomia e o protagonismo estudantil, por meio do método STEAM, proporcionando aos alunos autonomia na escolha de posicionamentos que valorizem as experiências pessoas e coletivas, na escola, família e comunidade.

Essa é a essência do Projeto “Era STEAM: Criatividade e protagonismo estudantil”, desenvolvido com o apoio do SENAI PB, através do Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI, e do Instituto Alpargatas.

O projeto foi classificado em 2º lugar, entre iniciativas de escolas públicas e privadas, inscritas no Prêmio EDUCBANK 2022, na categoria Inovação nas Escolas e Suas Tecnologias.

A proposta contou com a participação de 180 alunos do 9° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Iraci de Rodrigues Farias Melo, na cidade de Mogeiro, e foi coordenada pelos professores Audray Silveira e Linaldo de Oliveira. Entre os meses de fevereiro a setembro deste ano, os estudantes envolvidos puderam trabalhar várias habilidades e competências em sala de aula, envolvendo temas como materiais, matéria e energia, enfocando em sua aplicação empresarial, tecnológica e ambiental. Os alunos simularam ainda a fundação de uma marca, deliberando e definindo aspectos reais necessários a criação, como missão, visão, empresarial, identidade visual, estratégias de propaganda e marketing e os valores sociais, financeiros e ambientais de sua nova empresa.

Como resultado foram produzidos 20 novos produtos, com potencial real de mercado que variaram desde aplicativos de jogos de entretenimento com centenas de personagens, até produtos didáticos, que possibilitam o aumento da qualidade e estrutura de ensino. Dentre os produtos criados, destacam-se pelo seu potencial de alcance e geração de renda, o shampoo vegano em barra que reduz o consumo de plástico e cuja proposta, será apresentada a casa do empreendedor do município, podendo gerar futuramente, empregos e renda. O aplicativo criado e desenvolvido para facilitar e dinamizar, o processo de ensino e aprendizagem dos alunos integrantes da intervenção pedagógica desenvolvida na escola, que busca alfabetizar os alunos que apresentam severos desfites de alfabetização. E os óculos de realidade virtual desenvolvidos em MDF, a invenção dos alunos oportuniza a escolas e professores, uma ferramenta de inovação de baixo custo que possibilita a interação com o metaverso, fortalecendo a vivência tecnológica e inovadora da realidade virtual dentro da sala de aula, proporcionando uma aprendizagem criativa e contemporânea.

“A era STEAM nasceu para formar uma geração de alunos, protagonistas, críticos e ativos na comunidade escolar e também local, transcendendo os muros da escola, e tornando-os ativos em sua realidade social”, ressaltou Linaldo de Oliveira, um dos professores responsáveis pelo projeto.

O Instituto Alpargatas idealizou e criou o Centro de Inovação e Sustentabilidade Educacional na escola pública com o objetivo de promover e estimular a criatividade, o protagonismo estudantil e fortalecer práticas sustentáveis, explicou Berivaldo Araújo, diretor do Instituto Alpargatas.

“Queremos uma escola diferente, que os alunos experimentem a aplicabilidade de seus conhecimentos e a aprendizagem seja retroalimentada pela motivação, curiosidade e o interesse. Junto com o SENAI-PB, referência em aprendizagem e tecnologia, podemos fazer esse sonho se tornar realidade, e o resultado foi esse, o projeto ser classificado em 2º lugar nacional, entre iniciativas de escolas públicas e privadas, inscritas no prêmio EDUCBANK 2022", ressaltou o diretor do Instituto Alpargatas.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Instituto Educbank de Liderança Pedagógica e Qualidade da Educação tem como objetivo reconhecer e homenagear diretores e mantenedores que desenvolveram projetos para a melhoria da Educação Básica no Brasil. Foram selecionados líderes pedagógicos que utilizam práticas desenvolvidas em escolas públicas ou privadas, que comprovadamente tenham tido êxito e elevaram o grau de aprendizagem junto aos seus estudantes.