Projeto do SENAI é contemplado em Concurso Nacional

Por Gabriel Alves - Campina Grande/PB - Publicado 25 de maio de 2011

O RPG utilizado na Educação Profissionalizante. Este é o nome do projeto que deu ao SENAI da Paraíba o 4º lugar no ranking nacional de projetos apresentados ao Programa de Inovação com Tecnologias Educacionais (PITE). Foram enviados 27 projetos de todos os Departamentos Regionais do país, e a Paraíba, através do SENAI Stenio Lopes, em Campina Grande, não só estava entre eles, como também figurou entre os 10 primeiros lugares da competição. O valor do investimento do Departamento Nacional para cada escola vencedora foi de 150 mil reais.

O programa, que é uma iniciativa do SENAI/DN, propôs o desenvolvimento de produtos e metodologias para que as tecnologias da informação e da comunicação (TICs) fossem utilizadas nos processos de ensino e aprendizagem. Em outras palavras, a ordem era inovar para educar. Pensando nisso é que a equipe de desenvolvimento de projetos do SENAI Stenio Lopes idealizou um dispositivo que poderia aproximar os alunos do conteúdo ministrado de forma dinâmica, prazerosa e que estimulasse sua capacidade criativa. Foi assim que surgiu o RPG utilizado na Educação Profissionalizante.

A ideia do projeto consiste na criação de um software educativo de realidade virtual – um simulador. Uma vez ‘inserido’ nele, o aluno interage com a problemática proposta, vivenciando a situação-problema, em busca de soluções para ela. ‘’É como se fosse um teatro. A gente parte de um problema para encontrar a solução. O detalhe é que não há um perdedor, mas o autor da melhor solução encontrada’’, afirmou Jordão Jr., um dos idealizadores e membro da equipe técnica do projeto.

As aulas – ou os jogos – se darão por meio da utilização de ‘’kits didáticos’’ móveis, ferramenta que acompanhará o professor à sala de sua escolha. Este equipamento contará com data-show, netbooks, lousas digitais (e-boards), e deverá cumprir a proposta da virtualização das aulas. Os jogos utilizados em aula serão produto de uma Sala de Desenvolvimento, que tornará possível a criação de simulação virtual e treinamentos formatados para a elucidação da nova tecnologia. O ambiente será equipado com ilha de edição, impressora, notebooks, kit de som e câmera de vídeo, todos de última geração.

O protótipo idealizado pela equipe técnica é um jogo que simula a realidade virtual da Mecânica de Usinagem, um dos cursos oferecidos pelo SENAI em todo o país. A escolha da área se deu a partir da experiência do grupo na metalmecânica. Segundo Jordão Jr., o SENAI PB será o primeiro a utilizar a ferramenta com esta formatação.

O jogo da metalmecânica cumprirá a proposta de ser o modelo da ferramenta que facilitará o processo didático também nas demais áreas da escola. O piloto contará com 11 fases, que são as etapas propostas a serem superadas. Estima-se que o aplicativo deverá começar a ser executado em 12 meses. Com o sucesso deste, cria-se a possibilidade de utilização da tecnologia para a virtualização dos demais cursos oferecidos pelo centro de educação profissional.

‘’Com esta inovação, O SENAI está dando um passo no sentido de modernizar a sua estrutura e realizando um grande diferencial na educação. A nossa ferramenta é mais do que uma inovação parada no tempo, é versátil demais!’’, afirmou Jonilton Fernandes, Coordenador de Projetos do SENAI.

As expectativas da equipe são as melhores possíveis, quanto aos resultados que serão colhidos na maximização da aprendizagem. A nova estrutura deverá dar suporte aos projetos de Tecnologia da Informação voltada à educação da escola, gerar subprodutos, como novos cursos e, consequentemente, promover a educação, tecnologia e inovação característicos ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

Outras informações pelo telefone: () 3182-3700.

Colaboração/Texto: Evelinne Dourado.

Crédito/Imagem: Google.com