Projetos Inovadores desenvolvidos por alunos e instrutores do SENAI são apresentados durante a Olimpíada do Conhecimento

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 23 de outubro de 2019

Projetos podem ser conhecidos até a próxima sexta-feira

O público que passa pelo SENAI da Prata, em Campina Grande, tem a oportunidade de conhecer como a instituição trabalha com o fomento da Inovação em sala de aula. Além da exposição de 29 projetos do Inova SENAI, durante a programação da Olimpíada do Conhecimento é possível acompanhar uma maratona de Inovação aberta, onde as escuderias têm 48 horas para propor soluções para desafios relacionados ao dia a dia das indústrias.

E ainda acompanhar o Desafio SENAI de Projetos Integradores, onde os alunos com apoio dos instrutores se dividem em equipes e aplicam ideias, tecnologias e conhecimentos em projetos para indústria. Toda a programação acontece de forma simultânea às competições da Olimpíada.

No Inova SENAI os visitantes encontram projetos desenvolvidos por alunos e instrutores utilizando competências alinhadas com as demandas da indústria e do mercado brasileiros, que são avaliados em seis categorias: Produto Inovador, Alimento Inovador, Processo Inovador, Tecnologias Educacionais, Tecnologias Inclusivas e Voto Popular.

Entre os projetos que concorrem no Inova esse ano, está o RS BRAIN que consiste num sistema de parada automática que utiliza biotecnologia embarcada, realizando análise do espectro das ondas cerebrais, para acionar a parada emergencial em máquinas que apresentam riscos ao operador caso o mesmo sofra alguma anormalidade no processo, minimizando os riscos de morte.

O Projeto foi desenvolvido por um grupo de cinco alunos dos cursos de Eletromecânica e Administração do SENAI. Paulo Izidorio, faz parte da equipe, o aluno de Eletromecânica  ressaltou a importância de participar do Inova, e explicou o diferencial do projeto.

“Foi bastante gratificante participar do Inova SENAI pelo fato de estarmos desenvolvendo um produto totalmente inovador. A gente conseguiu a partir do nosso trabalho, ampliar os conhecimentos, e as áreas de atuação, uma vez que pesquisamos materiais novos que nunca foram estudados, e juntamente com os orientadores, tivemos a oportunidade de ir além da didática padrão de sala de aula, passamos a nos envolver mais com as tecnologias. O grande diferencial do RS BRAIN é ser um projeto totalmente inserido na nova Indústria 4.0, com um custo benefício interessante, e com grande aplicabilidade nas indústrias, uma vez que vai trazer segurança para os operadores de máquinas e equipamentos, evitando que os empresários tenham despesas com afastamento, e até indenização por acidentes de trabalho”, explicou.

Outro Projeto que chama a atenção do público é o SOBERANIA, um jogo educativo de estratégia focado em desenvolver habilidades cognitivas e técnicas na área da administração.

O jogo é ambientado em um cenário medieval fictício, no qual o jogador tem como objetivo desenvolver um reino em estado de fragilidade através de decisões administrativas que afetam diversos setores do reino, como a segurança, religião, economia, saneamento básico, política, alocação de recursos e gestão de pessoas. Soberania é inovador por apresentar características que estão insuficientes em diversas metodologias educacionais, a exemplo da falta de dinamismo, criatividade e diversificação do ensino, dentre outros fatores que geram déficit no aprendizado e no interesse de discentes do curso de administração. Em comparação a outros jogos educativos, Soberania se destaca por apresentar um caráter mais lúdico, criativo e consequentemente atrativo. Além disso, o sistema de tomada de decisões presente em Soberania gera consequências significativas no reino no qual o jogo se ambienta.

Miguel Trindade participou da criação do Jogo, e explicou a proposta do projeto. “ SOBERANIA é um Jogo de Tabuleiro que envolve estratégia, pensamento Econômico, Gestão de Recursos e é voltado para a área de Administração, e também concilia tecnologias e metodologias da Indústria 4.0, da 4ª Revolução Industrial, porque nós usamos impressoras 3D para fabricar as peças, e usamos também um aplicativo que trabalha em conjunto com o Jogo de Tabuleiro. O Jogo é competitivo, onde cada um dos participantes comanda um Reino e o objetivo principal, é fazer com que esse Reino Prospere. O Jogo aborda uma temática que pode ser considerada uma metáfora ao ambiente empresarial, de competitividade, só que de uma forma lúdica. A gente queria com esse projeto, tornar o ensino da Administração mais lúdico e divertido”, afirmou

A programação da Olimpíada do Conhecimento acontece até a próxima sexta-feira, 25/10, quando será lançada a Unidade Móvel de Sistemas de Energias Renováveis que é a 2ª do Brasil, adquirida em parceria com o Ministério Público do Trabalho, Autom e Truckvan.

A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas. Realizada há mais de 20 anos no Brasil, a competição, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) a cada dois anos, reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do SENAI.

Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101-5374.