A atuação do SENAI da Paraíba no desenvolvimento de ações e projetos inovadores com foco na implementação de uma cultura focada na eliminação de desperdícios nas salas de aula e laboratórios da instituição tem gerado resultados positivos e reconhecimento nacional.
Cinco projetos desenvolvidos pelo departamento regional da Paraíba com o apoio e orientação da Unidade de Educação Profissional - UNIEP do SENAI foram premiados na última quarta-feira, 18/11, no Lean Day, um evento nacional dedicado à discussão e reflexão sobre a temática Lean.
O SENAI conquistou três ouros e 02 pratas, no Prêmio Top Lean. Foram premiados os projetos das Escolas do SENAI de João Pessoa, Bayeux e Campina Grande.
O LabometalLean do SENAI Distrito Industrial de João Pessoa, conquistou ouro. A proposta é diminuir os desperdícios encontrados no laboratório de Metalmecânica como a movimentação desnecessária do aluno realizando as práticas do curso de Fresagem, tendo como consequência o ganho de tempo para outras práticas, e, redução dos custos de material e energia elétrica. O trabalho foi proposto pela equipe formada pelos seguintes colaboradores da unidade do SENAI: Daniel Karlos da Costa Mendes, Jailson Paz, Martim Farias e Kezia Soares.
O projeto Digital Lean: Otimizando processos para plataformas digitais do SENAI de Bayeux, também conquistou ouro. O objetivo é promover melhoria nos processos para garantir a oferta de cursos online e o atendimento do segmento da construção civil. O projeto foi desenvolvido pela seguinte equipe de instrutores e colaboradores da unidade: Nadja Marques de Fontes, Paulina Rodrigues, Marinalda Adjuto, Marinalva Lima e Adriano de Santana.
Outro projeto que ganhou ouro no Lean Day foi o Lean Tech desenvolvido pelo Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI, do SENAI, em Campina Grande. O objetivo é promover ações de captação de receita, através da oferta de cursos EAD/Online para as unidades envolvidas, utilizando plataformas digitais e ferramentas de negócios. A equipe responsável por ele foi Klércio Lima, Gustavo Andrade, Robert Travassos, Kelly Gomes Costa e Maria Sousa Silva Nascimento.
Entre os projetos que ganharam Prata, no Lean Day, está o Metal Lean, desenvolvido pela equipe do SENAI Professor Stenio Lopes, de Campina Grande. A iniciativa busca reduzir desperdícios presentes no laboratório de Usinagem Convencional e otimização do tempo de trabalho dos alunos do curso Técnico em Mecânica. O projeto foi desenvolvido pela equipe: Joselito Herculano, Caio César Gomes Morais, Lívia Albuquerque, Tiago sabino e Claudia Almeida.
O Lean Auto também desenvolvido pelo CITI, ganhou prata. A proposta é desenvolver uma aplicação da metodologia Lean no Laboratório de Mecânica Automotiva da Unidade CITI, com o propósito de redução de desperdícios no contexto educacional. O projeto foi desenvolvido pela equipe: Leonel França, Welton de França Magalhães, José Arlan Gonçalves de Souza Silva, João Cicero de Melo Filho, Maria Gabriela Barbosa Pereira e Agnys Jony Gomes Fernandes.
“Quando o SENAI Paraíba implementa o Lean Educacional está visando a redução e eliminação de desperdícios, no âmbito dos nossos laboratórios, no âmbito educacional. E com certeza isso eleva a qualidade do ensino que o SENAI realiza, otimiza os nossos recursos, e estimula os nossos alunos a incorporarem essa metodologia de aprendizado em suas rotinas. Com isso, ele chegará ao mercado de trabalho com a Cultural Lean, que é um diferencial, que otimiza recursos e que proporciona crescimento, e que é um dos primeiros passos para a Indústria 4.0. E todas essas premiações demonstram que estamos, atentos e alinhados as metodologias enxutas. E continuaremos implementando essa metodologia de trabalho, estaremos ampliando e deixando como ponto fundamental, indispensável nos nossos objetivos, para que a gente possa continuar promovendo uma educação de qualidade que possa estar alinhada ao setor produtivo”, enfatizou Janildo Sales, gerente Executivo de Educação Profissional do SENAI PB.