Um grupo de 11 moradoras do quilombo Pedra D’agua, na zona rural do município de Ingá, está sendo capacitada pelo SENAI, no curso de Costureiro de Máquinas Industriais (tecido Plano), com carga horária de 160 horas.
O curso é resultante de uma parceria do SENAI com o Instituto Alpargatas e a prefeitura de Ingá. Por meio da ação conjunta as alunas irão produzir os fardamentos da equipe de saúde do município, além do conjunto de roupas e outros materiais que serão utilizadas na Unidade de Pronto Atendimento.
As alunas que fazem parte da Associação Quilombola já iniciaram a confecção de cobreleitos e cobertas para a UPA. Foram produzidas cerca de 200 peças, e toda a confecção aconteceu no Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI, do SENAI, em Campina Grande, onde as alunas são capacitadas e recebem a orientação da instrutora Fablicia Lima.
Maria da Penha Gonçalves da Silva, é uma das alunas, ela falou como o SENAI tem sido essencial no desenvolvimento profissional dela, e das outras colegas da Associação Quilombola Pedra D’agua.
“O SENAI tem nos proporcionado um conhecimento fundamental para a nossa profissionalização. É tanto que já estamos concluindo a confecção dos lençóis para a UPA, e já vamos iniciar a confecção de batas hospitalares. E tudo que aprendemos foi aqui nas aulas do curso de modelagem de vestuário e agora no curso de costureiro de máquinas industriais”, disse Maria da Penha.
A confecção dos lençóis e batas hospitalares acontece no SENAI, e toda a matéria-prima é fornecida pela prefeitura municipal de Ingá, que disponibiliza ainda um veículo para fazer o transporte das alunas toda semana.
Informações sobre os cursos oferecidos pelo SENAI na área de confecção e vestuário podem ser obtidas através do telefone: (83) 3182-0202 ou pelo whatsapp.