Representantes do Setor Calçadista discutem estratégias de fortalecimento no CTCC

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 14 de julho de 2011

Há cinco anos fabricando calçados em Campina Grande, Josenildo tem uma produção mensal de três mil pares. O empresário acredita que só com a expansão do pólo calçadista, o setor vai se fortalecer. “ Campina Grande tem uma produção considerável de calçados, e uma grande representatividade no Brasil, e com o incentivo do governo do Estado, e o processo de expansão do pólo calçadista, todos os empresários aqui da cidade sairão ganhando”, destacou Josenildo.

Assim como ele, outros empresários do setor de Campina Grande, Patos e outras cidades da Paraíba, participaram na manhã desta quinta-feira, dia 14/07, no Centro de Tecnologia do Couro e do Calçado Albano Franco - CTCC, do SENAI do I Seminário de Planejamento Estratégico do APL de Calçados e Afins da Paraíba.

Estiveram no evento a diretora de operações do SENAI, Berenice Lopes, o Gerente do CTCC, Josué Casimiro, além do presidente do Sindicato das indústrias de Calçados da Paraíba, Eduardo Almeida, o secretário de Indústria e Comércio da Paraíba, Marcos Procópio, e representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas -  Sebrae, e da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos - Assintecal.

“O pólo calçadista da Paraíba é o terceiro do Brasil, estamos nos inserindo num esforço conjunto envolvendo governo do estado e instituições de fomento, para nesse momento, dentro do Seminário discutir ações que possam a curto e médio prazo estimular e consolidar o crescimento destas empresas em Campina Grande, com vistas ao planejamento de um grande evento que deverá ser realizado no primeiro semestre de 2012”, ressaltou o gerente do CTCC, Josué Casimiro.

O CTCC como uma unidade do SENAI com abrangência Regional se mantém como um provedor de soluções na região Nordeste, mantendo sempre à disposição das empresas, um quadro de profissionais capacitadas para atuarem no mercado de trabalho e darem suporte na realização da prestação de serviços técnicos especializados, nas mais diversas áreas, desde gestão, a designer, e desenvolvimento de coleções.

No seminário um consultor do Sebrae Nacional, Luis Coelho, apresentou um panorama nacional e internacional do segmento calçadista, onde destacou que apesar da crise no setor, as vendas de calçados no comércio do Brasil estão crescendo, com previsão de crescimento do setor em torno de 6%, em 2011.

Na ocasião, os participantes fizeram uma avaliação da participação da Paraíba na Francal 2011, no último mês de junho em São Paulo. O presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados da Paraíba, Eduardo Almeida, falou sobre as estratégias que tendem a favorecer o setor, e destacou que incentivos do governo federal, como a redução do IPI e CONFINS vão favorecer o crescimento do setor.

Informações adicionais através do telefone: () 3182-5500.