Compartilhar

SENAI/CITI inicia cursos de Desenho Mecânico e Caldeiraria

Por Gabriel Alves - Campina Grande/PB - Publicado 22 de dezembro de 2011

O Centro de Inovação e Tecnologia Industrial do SENAI/PB, localizado em Campina Grande, deu início n
O Centro de Inovação e Tecnologia Industrial do SENAI/PB, localizado em Campina Grande, deu início no último dia 06 de dezembro aos cursos de Caldeiraria e Desenho Mecânico dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). O Programa visa qualificar os alunos do ensino médio de escolas públicas, com o objetivo de diminuir a escassez de mão de obra especializada no país.
 
Os alunos da turma de Qualificação em Caldeiraria irão trabalhar na construção de tanques, vasos de pressão, fornos, chaminés e outras peças de estruturas metálicas, podendo exercer a função em usinas, estaleiros, portos, plataformas petroquímicas e em grandes construções metalúrgicas.
 
Já os alunos matriculados no curso de Desenho Mecânico irão aprender as técnicas de desenhos convencionais e eletrônicos, com o auxílio de softwares como o AUTOCAD. Ao concluírem o curso, esses profissionais estarão aptos para o desenvolvimento de desenhos, projeções e cortes, preparando folhas de trabalho e diagramas detalhados de máquinas e peças e de projetos mecânicos que contenham as informações necessárias para a sua produção e documentação. Poderão ainda elaborar relatórios e outras formas de documentação textual, de acordo com as normas técnicas ABNT, ISO ou DIN, em condições de qualidade, segurança e preservação ambiental.
 
O professor do curso de Caldeiraria, Leonel França Bezerra, especialista na área de Soldagem, falou da importância da qualificação mecânica para o Estado. “Devido à escassez de mão de obra qualificada em Caldeiraria, o curso vem a fortalecer e profissionalizar um setor, que há bastante tempo era cobrado pelos empresários da nossa Região”, disse.
 
Os cursos do PRONATEC se estenderão até o mês de fevereiro de 2012, com turmas no período da tarde no SENAI CITI. Informações adicionais pelos telefones: () 3182 0231/3182 0230.
 
Colaboração/Texto/Fotos: Gilbran Kalil

Outras Notícias