A discussão sobre transição energética e fontes de energia limpa tem sido cada vez mais necessária, sobretudo no âmbito econômico e social. Na última semana, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica realizou o ABSOLAR Meeting Nordeste, evento que reuniu empresários e especialistas para discutirem as oportunidades de negócios e investimentos para o setor, além de debaterem sobre a transição energética.
O engenheiro do SENAI, Newmark Carvalho, participou do evento, ocorrido no último dia 28 de setembro, em Recife, Pernambuco, onde foram pautadas as perspectivas na área de energia sustentável, envolvendo tecnologia solar fotovoltaica no Brasil, sobretudo na região Nordeste, destacando as grandes oportunidades do Mercado Livre de Energia associado às usinas solares.
“Estamos vivenciando o início da descarbonização da economia mundial e isso passa por um grande jogo de interesses. De um lado as grandes empresas geradoras de energia fóssil, com seus grandes investimentos já realizados, do outro lado os grandes investidores em Energia Verde, precisando de uma posição clara do cenário econômico e regulatório futuro, e no meio de tudo isso temos o governo, que precisa investir pesadamente em novas linhas de transmissão e os consumidores, buscando desesperadamente meios de economizar energia”, disse o engenheiro, explicando que na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEPB, está sendo realizado um estudo de viabilidade para a migração das unidades do SENAI e do SESI para o Mercado Livre de Energia, e posteriormente a instalação de uma usina solar, que possibilitará uma significativa economia de energia.
Durante o ABSOLAR Meeting Nordeste foram discutidos também pontos essenciais para a autoprodução de energia, considerando as devidas regulamentações. Além disso, foram apresentadas conjunturas importantes para o futuro da energia limpa, com foco nos modelos de negócio que envolvem a energia solar fotovoltaica, como a abertura do Mercado Livre de Energia, o empoderamento dos consumidores e as mudanças regulatórias que trazem alternativas para redução dos custos da energia elétrica.
Segundo Newmark, que é engenheiro consultor do Laboratório de Energias Renováveis “Casa Ecoeficiente”, instalado no Centro de Inovação e Tecnologia Industrial - SENAI CITI, em Campina Grande, no final da cadeia produtiva de energia, há muito a ser feito no que diz respeito à eficiência energética das empresas consumidoras. “Tudo começa com um diagnóstico para avaliar a ‘saúde’ energética da empresa e em seguida são realizadas ações preventivas e corretivas indicadas nesta análise. Temos um corpo técnico muito capacitado para realizar esses diagnósticos energéticos nas empresas da Paraíba. Na realidade, já realizamos várias consultorias nessa área com resultados bastante expressivos na redução da conta de energia das empresas”, concluiu.
O ABSOLAR Meeting Nordeste foi uma oportunidade para a discussão sobre as oportunidades e desafios para as empresas geradoras e consumidoras de energia, sendo importante para ampliar conhecimentos, bem como para estreitar o relacionamento entre os atores do setor solar na região.
Texto/Colaboração | Igor Batista