Compartilhar

SENAI leva profissionalização para reeducandos do Sistema Prisional na Paraíba

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 26 de agosto de 2019

Serão 96 vagas, distribuídas em quatro cursos

O SENAI da Paraíba realizou na manhã desta segunda - feira, dia 26/08, a abertura dos cursos de Pintor de Obras e Confeiteiro, no Centro de Educação Adolescente - CEA, Centro Educacional do Jovem - CEJ e no Centro de Reeducação Feminina Júlia Maranhão, em João Pessoa.

Os cursos voltados à capacitação profissional dos reeducandos do Sistema Prisional, é uma ação realizada pelo SENAI da Paraíba, por meio do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI), em parceria com a Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas do Estado da Paraíba e Tribunal de Justiça da Paraíba - AEMP, e com o Ministério Público do Trabalho - MPT - PB.

No total estão sendo ofertadas através da parceria, 96 vagas, para os cursos de Pintor de Obras, Costureiro Tecido Plano, Costureiro Malha e Confeiteiro. Os cursos serão realizados nas cidades de Alagoa Grande e João Pessoa.

O Programa SENAI de Ações Inclusivas - PSAI, tem como objetivo promover condições de equidade para públicos em situação de vulnerabilidade social e em regime de reeducação prisional.

A solenidade contou com a participação do gerente Executivo de Educação Profissional do SENAI – PB, Janildo Sales, que falou sobre a importância da profissionalização no processo de ressocialização dos reeducandos. “ Esses cursos são uma oportunidade que o SENAI dá de equidade educacional para os jovens internos do sistema prisional, exatamente para que consigam ter uma transformação social. Esperamos que a partir da conclusão dessas capacitações, eles possam ser protagonistas das suas próprias mudanças”, afirmou o representante do SENAI.

Quem também acompanhou a solenidade, foi a presidente da Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba, Francisca Solange Guedes da Franca, que ressaltou a parceria com o SENAI, e disse que os cursos darão uma nova perspectiva para os jovens reeducandos. “Essa é uma oportunidade importante para todos nós, que estamos colaborando para que os internos do Sistema Prissional consigam ter uma profissão, e uma nova vida, após deixarem o Sistema”, disse.

Também estiveram presentes, o juiz, Carlos Neves da Franca Neto, o secretário de Estado da Administração Penitenciária - SEAP, Sérgio Fonseca de Souza, a coordenadora do Eixo Profissionalização, Trabalho e Previdência da FUNDAC, Silvana Cibelle da Silva e autoridades do sistema judiciário paraibano.

Outras Notícias