Compartilhar

Paraíba

SENAI oportuniza pessoas a recomeçar a vida profissional após a pandemia

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 22 de março de 2022

Os cursos foram oferecidos por meio do Programa Empreender Alpa, que visa à geração de emprego, renda e fomento do empreendedorismo


Durante 20 anos, Maria José trabalhou como costureira numa fábrica de calçados, na cidade de Ingá, onde mora. Mas veio a pandemia e, para a tristeza dela, a indústria fechou as portas.  A costureira percebeu que precisaria se reinventar para voltar ao mercado, foi quando recebeu um convite para fazer um curso no SENAI.

Dentre os vários cursos oferecidos pela instituição, em parceria com o Instituto Alpargatas e a Prefeitura Municipal de Ingá, ela escolheu o de confeiteiro, que estava mais próximo da realidade dela. No período de fevereiro a abril de 2021, Maria se matriculou no curso, e a partir disso viu uma mudança radical acontecer na vida dela.

“Quando a fábrica onde eu trabalhava fechou fiquei preocupada, como seria minha vida em casa, sem trabalho. Foi quando soube dos cursos que o SENAI estava oferecendo, me matriculei e inicialmente quis aprender a fazer bolos para consumo da minha própria família ou para servir quando chegasse uma visita. Mas logo fiz uns para uma amiga e ela levou para vender na feira de Ingá e para minha surpresa foi um sucesso, no mesmo dia surgiram encomendas, e depois disso não deixei mais de fazer bolos para vender,” relembra Maria José.

Depois que percebeu que os bolos tinham uma boa procura, ela resolveu montar uma barraca na feira para comercializar o produto. Hoje, a fabricação começa na quinta-feira, são cerca de 50 bolos para comercialização na feira, fora a outra parte que ela vende em casa.

“Começo a fazer os bolos com antecedência, porque trabalho na sexta e no sábado exclusivamente na feira, e quando surgem encomendas não perco tempo, aumento a produção. Hoje o bolo é uma fonte de renda que garante o pagamento das minhas despesas. Meus planos são fazer outros cursos no SENAI para aprofundar ainda mais os conhecimentos na área de confeitaria”, revelou.

Através da parceria com o Instituto Alpargatas, e a prefeitura de Ingá, o SENAI por meio do Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI/CAM formou duas turmas nas áreas de confeitaria e duas na de panificação, no município, no período de fevereiro a abril de 2021. Foram preparados 64 novos profissionais em cursos com 160 horas, dando oportunidade para muitas pessoas trabalharem de forma autônoma, promovendo a geração de renda para muitas famílias do município.

Os cursos foram oferecidos por meio do Programa Empreender Alpa, que visa à geração de emprego, renda e fomento do empreendedorismo, através da capacitação profissional. Nos últimos dois anos, o SENAI em parceria com o Instituto Alpargatas, já levou capacitação profissional para 13 municípios da Paraíba, são eles: Alagoa Nova, Aroeiras, Bayeux, Cabaceiras, Campina Grande, Caturité, Fagundes, Guarabira, Ingá, Mogeiro, Pirpirituba, Queimadas e Serra Redonda. Nestes locais foram oferecidos 20 cursos de capacitação profissional para 2.440 alunos.

Outras Notícias