O SENAI Paraíba realiza, nos dias 29 de novembro e 6 de dezembro, as formaturas de cerca de 400 alunos dos cursos técnicos e do tecnólogo em Automação Industrial. A cerimônia, que integra o calendário oficial das escolas e da Faculdade SENAI, reforça a importância do ensino profissional e superior para o desenvolvimento do setor industrial, a partir da inserção de novos profissionais no mercado de trabalho.
Ao longo de 2024, o SENAI formou estudantes em diversas áreas, como Automação Industrial, Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Eletrotécnica, Eletromecânica, Eletroeletrônica, Qualidade e Vestuário. Nesta sexta-feira (28), a instituição realiza a formatura dos alunos das cidades de João Pessoa e Bayeux, e no próximo dia 6 de dezembro, dos estudantes de Campina Grande.
Dados do Mapa do Trabalho Industrial 2025-2027, elaborado pelo Observatório Nacional da Indústria da CNI, revelam que a Paraíba precisará qualificar cerca de 147 mil profissionais nos próximos três anos para atender às demandas do setor industrial. Essa demanda reflete o impacto da modernização tecnológica e o crescimento industrial, apontando a educação técnica como elemento crucial para manter a competitividade do estado.
“Esses formandos representam o futuro de uma indústria mais moderna e preparada para os desafios do mercado. Eles são a resposta às necessidades de um setor que tem buscado cada vez mais inovação e excelência para aumentar a sua competitividade”, ressaltou Daniela Almeida, diretora regional do SENAI.
Além de formar profissionais, o SENAI reafirma seu compromisso com o fortalecimento do setor produtivo do estado a partir da educação técnica e profissional. O objetivo é continuar oferecendo capacitação de qualidade e expandir oportunidades para milhares de jovens e adultos que buscam melhorar sua empregabilidade e atender às exigências de um mercado cada vez mais competitivo.
Texto/Colaboração | Igor Batista