SENAI PB e Instituto Alpargatas levam profissionalização e fomentam o empreendedorismo na cidade de Ingá

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 03 de maio de 2021

Jovens são profissionalizados e investem no próprio negócio

Uma semana após formar cerca de 200 jovens na cidade de Serra Redonda, o SENAI da Paraíba e o Instituto Alpargatas entregaram nesta segunda-feira, 03/05 certificados de conclusão de cursos de qualificação para mais 304 pessoas, na cidade de Ingá.

A solenidade aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Major José Barbosa Monteiro, e contou com as presenças de representantes do SENAI, como os gerentes do Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI/CAM, Gustavo Andrade e do Centro de Formação Profissional José William Lemos Leal, Marinalda Adjuto, do coordenador de Educação da instituição, Adriano Lins, e ainda do diretor Executivo do Instituto Alpargatas, Berivaldo Araújo, e Rosangela Pereira, Analista Sênior do Instituto, além do prefeito de Ingá, Robério Lopes Burity.

Os cursos foram oferecidos por meio do Projeto Empreender Alpa do Instituto Alpargatas, em parceria com o SENAI PB e a prefeitura Municipal. Por meio da iniciativa foram formados novos eletricistas, pedreiros, costureiras industriais, modelistas, padeiros, confeiteiros e mecânicos de motocicletas.

Aline Monteiro estava desempregada, e depois de concluir o curso de confeiteiro, além de aprender uma profissão, já começa a ter uma renda própria.

“Antes de fazer o curso, eu não sabia fazer nem um bolo simples. Agora faço tortas, bolos e salgados, e me profissionalizei com o apoio do SENAI e do Instituto Alpargatas. Estava desempregada, mas com a produção de bolos e tortas, consigo ganhar um dinheiro que ajuda nas despesas de casa”, comemora.

Joclecio da Silva, assim que concluiu o curso no último mês de abril, formalizou uma empresa, e hoje trabalha com a fabricação de bolos. “ A oportunidade que tive de fazer esse curso é única em minha vida. Eu não imaginava que teria essa chance, e hoje meus planos são investir cada vez mais na área de confeitaria, e ampliar a minha empresa. Porque aprimorei meus conhecimentos o que despertou em mim o interesse em continuar me profissionalizando nessa área”, afirmou.

O projeto Empreender Alpa do Instituto Alpargatas promove capacitação profissional em parceria com o SENAI-PB para geração de emprego, renda e fomento do empreendedorismo.