Compartilhar

Paraíba

SENAI PB e MPT oportunizam cadeirante a realizar o sonho de empreender na área de panificação

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 15 de setembro de 2021

Estão sendo oferecidos de forma simultânea os cursos de panificação e confeitaria, que têm carga horária de 180h


Há cinco anos, por conta de complicações causadas pelo diabetes, Nilson Franci teve a perna esquerda amputada. A perda do membro, significou um recomeça na vida dele, que precisou de adaptar a vida na cadeira de rodas, algo difícil para quem tinha uma rotina profissional intensa, com experiências como motorista, segurança, frentista, entre outras profissões.

Desempregado, ele passou a viver com ajuda de um benefício da Previdência Social, mas sempre muito dinâmico Nilson passou a buscar novas oportunidades. No começo deste mês de setembro, ele ficou sabendo que a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência – FUNAD, em parceria com o SENAI da Paraíba e o Ministério Público do Trabalho estavam com inscrições abertas para o curso “Projeto Padaria Profissionalizante”, e se inscreveu no curso de panificação.

Na última segunda-feira, dia 13, ele começou o curso, e tem abraçado a oportunidade com muita dedicação em busca de realizar o sonho de abrir o próprio negócio. “Tem sido uma experiência única participar desse curso, pois quero empreender no setor de panificação. Após concluir, quero buscar uma oportunidade de trabalho na área para eu poder investir na compra de equipamentos e abrir minha própria padaria”, explicou.

A proposta do curso é incluir pessoas com deficiência no empreendedorismo/mercado de trabalho, propiciando o desenvolvimento dos conhecimentos teóricos e práticos necessários para a atuação profissional como padeiro e confeiteiro, de acordo com o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, atendendo as normas e legislação de segurança e boas práticas de manipulação de alimentos.

"Há duas semanas estávamos celebrando a colação de grau dos alunos da Fazenda do Sol em Campina Grande, agora, dando continuidade a este grande projeto de transformar vidas, o SENAI em parceria com o MPT inicia o curso de Panificação e Confeitaria na FUNAD em João Pessoa, portanto, mais uma oportunidade de promover uma aprendizagem qualificada e oportunizar trabalho, emprego e renda para os alunos", enfatizou Euler Sales, diretor Regional do SENAI da Paraíba.

Estão sendo oferecidos de forma simultânea os cursos de panificação e confeitaria, que têm carga horária de 180h, sendo 160h de aulas teóricas e 20h de orientações sobre empreendedorismo. As aulas acontecem numa Unidade Móvel de Panificação do SENAI, sendo das 07h30 às 11h30 (padeiro) e das 13h às 17h (pasteleiro).

PSAI 

Através do Programa SENAI de Ações Inclusivas, o SENAI oferta cursos onde o aluno com deficiência encontra um ambiente inclusivo, com instalações acessíveis e materiais didáticos adequados. Os docentes são capacitados para diversos tipos de situação de aprendizagem.

O SENAI promove acessibilidade em todo o processo educacional: grade curricular, processos de avaliação e certificação a ser recebida. E diversos cursos da instituição já possuem diretrizes de adequações elaboradas e material didático adequado para pessoas com deficiências visual, auditiva, intelectual, física e outras.

Outras Notícias