Paraíba

SENAI PB leva qualidade e segurança alimentar para fábrica de Geleia Gourmet no brejo paraibano

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 05 de abril de 2022

O SENAI é atualmente, a única instituição da Paraíba acreditada pelo Ministério da Agricultura e pela Vigilância Sanitária para implantar o Programa de Alimentos Seguros nas empresas.

Há mais de 20 anos, Jorge Rodrigues trabalha na área de alimentos, se formou em gastronomia trabalhou nos estados de Alagoas, São Paulo e abriu recentemente a empresa Artisan du Gelée, que produz geleias gourmet, na cidade de Areia, no brejo paraibano.

Visionário, ele começou o negócio com uma produção pequena do produto, mas ele decidiu ampliar a fabricação, migrou a empresa que surgiu como MEI para LTDA, e procurou o suporte do SENAI para aprimorar a produção com ganhos na qualidade e segurança, através do Programa de Alimentos Seguros.

“Hoje produzimos uma média de 600 potes de geleia por dia, e vendemos nossos produtos em João Pessoa, Areia, Campina Grande e Guarabira, e estamos montando um centro de Distribuição na cidade de Limeira, no estado de São Paulo. Procuramos o SENAI porque queremos que a nossa empresa seja sustentável e ofereça um produto com qualidades sanitárias, e que tem um processo produtivo organizado, e isso o PAS nos oferece”.

A adesão da empresa de Jorge ao Programa de Alimentos Seguros aconteceu no dia 31 de março desse ano, e ele já enxerga os resultados que deseja alcançar num futuro breve.

“Queremos alcançar uma meta de 9600 potes de geleia por mês, e para isso estamos recebendo todo o suporte do SENAI, através do Programa. E o nosso principal objetivo é receber o Selo do PAS, que é um sele de marketing de venda, e atrai o público consumidor que acaba tendo mais tranquilidade e segurança para comprar os produtos”, ressaltou o empresário.

Dentro da empresa de Jorge, a equipe do SENAI vai desenvolver uma espécie de consultoria, voltada a melhorias no processo de fabricação das geleias gourmet, um trabalho que envolverá desde a adequação das instalações, a capacitação dos colaboradores que trabalham com a manipulação, e ao final a empresa receberá certificação do PAS, onde a marca da empresa será reconhecida pela qualidade da segurança alimentar oferecida, e isso será demonstrado nos rótulos dos produtos, e nos cartazes afixados na empresa;

O SENAI é atualmente, a única instituição da Paraíba que implanta o Programa de Alimentos Seguros em conformidade com as normas do Ministério da Agricultura e da Vigilância Sanitária.

“O Programa Alimentos Seguros sempre fez parte do portfólio de serviços de consultorias ofertados pelo SENAI da Paraíba ao setor industrial, e com a pandemia de Covid-19, esse serviço foi potencializado haja vista que ele diminui os riscos de contaminação dos alimentos em toda a cadeia produtiva, desde o plantio, passando pelo beneficiamento, até a chegada à mesa do consumidor. Portanto é uma iniciativa que contribui de forma preponderante para a competitividade da indústria paraibana”, ressaltou Euler Sales, diretor Regional do SENAI da Paraíba.

Em 2021, a instituição realizou a certificação em 16 empresas, uma delas, a Cachaça Boa do Brejo, da cidade de Areia, foi premiada num campeonato mundial, em Bruxelas, por conta das adequações recebidas no processo produtivo através do trabalho realizado pelo SENAI, que além de aprimorar a linha de produção do engenho, criou um novo rótulo para a cachaça.

Este ano, mais 04 empresas estão sendo atendidas pelo PAS, que visa principalmente promover o aumento da segurança e qualidade dos alimentos produzidos pelas empresas, em toda a cadeia produtiva, seja no campo, indústria, transporte, distribuição e serviços de alimentação, favorecendo a construção de diferenciais competitivos para os negócios.

O Programa de Alimentos Seguros atua de forma personalizada, desenvolvendo materiais didáticos e metodologias especificas para cada setor da cadeia produtiva, bem como capacita profissionais para prestar assessoria e consultoria as empresas, através da oferta de serviços que visam o cumprimento da legislação brasileira, a redução de perdas e custos na produção, o aumento da competitividade, o cumprimento das exigências dos mercados nacional e internacional entre outras medidas que envolvem valores políticos e sociais.

“Através do PAS, a empresa se adequa as normas da legislação do Ministério da Agricultura e Vigilância Sanitária, de acordo com o segmento de casa setor, e a gente entra com as adequações, as boas práticas de fabricação, com esse programa que inclui desde as adequações das instalações, a melhoria da produção, com relação as não conformidades, exatamente para evitar a questão das contaminações que possam ser levadas até o consumidor”, explicou João Roberto, consultor do PAS.