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Paraíba Educação

SENAI Paraíba promove oficina de cupcakes para jovens com Síndrome de Down

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 09 de outubro de 2024

A ação foi realizada através do Programa SENAI de Ações Inclusivas, que busca promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho por meio da educação profissional


 

No último dia 3 de outubro, o SENAI Paraíba, por meio do Programa de Ações Inclusivas (PSAI), recebeu jovens do Projeto Supera T21, uma iniciativa voltada para pessoas portadoras de Síndrome de Down. A atividade contou com uma oficina de cupcakes, conduzida pelo chef Carlos Costa, proporcionando uma experiência única de aprendizado e interação.

Durante a oficina, seis alunas do curso de Operador de Processo de Produção também participaram, com o objetivo de socializar com os visitantes e aplicar na prática os princípios da inclusão. A atividade não apenas desenvolveu habilidades culinárias, mas também promoveu a convivência e o respeito à diversidade entre os participantes.

Maria Betânia Santiago, idealizadora do Projeto Supera T21 Futsal e mãe de João Guilherme, um jovem com Down, expressou sua gratidão pela oportunidade. "Foi um momento maravilhoso, onde nossos atletas puderam interagir com alunas do SENAI, que os ajudaram durante a oficina. Momentos como esse são de grande relevância para trabalhar a autonomia e a inclusão deles", afirmou Maria Betânia.

A oficina beneficiou 15 pessoas, sendo nove participantes do Projeto Supera T21 e seis alunas do Centro de Inovação e Tecnologia Industrial e Centro de Ações Moveis. A iniciativa é mais uma demonstração do compromisso do SENAI com a inclusão social e a capacitação profissional, abrindo espaços para que todos possam aprender e compartilhar experiências. 

O PSAI é uma iniciativa que promove a inserção de pessoas em situação de vulnerabilidade pessoal e social nos cursos de educação profissional, através de ações de articulação com Departamentos Regionais do SENAI. Atento à diversidade, o programa abrange diferentes vertentes como gênero, etnia/raça, maturidade e pessoas com deficiência, assegurando que os processos de ensino sejam conduzidos por docentes preparados para lidar com as particularidades de cada aluno. Além disso, ações de acolhimento e suporte são fundamentais para criar um ambiente de aprendizado inclusivo e acessível, reforçado pela atuação conjunta com os Departamentos Regionais e a divulgação de suas iniciativas em fóruns e eventos de relevância.



Texto/Colaboração | Igor Batista

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