Compartilhar

SENAI quebra barreiras e promove a inclusão através da educação profissional na Paraíba

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 05 de outubro de 2020

SENAI promove acessibilidade em todo o processo educacional

Robson Santos Rodrigues tem 24 anos, o jovem morador da cidade de Bayeux, é descendente de uma família simples. Na infância, a mãe dele, percebeu que Robson apresentava deficiência intelectual, e, além disso, teve o diagnóstico confirmado de esquizofrenia, problemas que poderiam limitar a vida pessoal e profissional dele, mas isso não aconteceu.

Em 2018, ele concluiu o ensino médio e o curso profissionalizante em Mecânica, e decidiu ir além. Esse ano, o jovem se matriculou no curso EAD de Almoxarife, da modalidade Qualificação Profissional oferecido pelo Centro de Tecnologia do Couro e Calçado Albano Franco, do SENAI em Campina Grande, com carga horária de 160 horas. Ele começou o curso no mês de agosto, e está em contagem regressiva para a conclusão, que ocorrerá no próximo dia 05 de outubro.

“Eu escolhi o SENAI para fazer o curso de Almoxarife, porque é uma instituição que tem capacidade profissional para preparar qualquer pessoa para o mercado de trabalho, e por saber que eles possuem um programa Inclusivo, o PSAI, onde todos os alunos, independente de qualquer coisa, são tratados da mesma forma”, comentou Robson.

“O PSAI protagoniza um amplo atendimento a pessoas com deficiência, valorizando a diversidade e promovendo a formação profissional de todas as pessoas. Nosso grande desafio é torná-las autônomas e capazes de conquistar seu espaço no mercado de trabalho”, ressaltou, Euler Sales, diretor Regional do SENAI da Paraíba.

Na turma de 24 alunos, o jovem conta com o apoio dos colegas e principalmente do instrutor José Orlando Marinho, que adaptou a metodologia para ajudá-lo a vencer os obstáculos, superando qualquer dificuldade que possa surgir durante as aulas virtuais.

“Robson interagia comigo sempre de forma particular, nunca pelo grupo, e após ouvir a nossa coordenadora pedagógica, eu resolvi direcioná-lo pedagogicamente de uma forma própria, mais específica, onde eu precisei significar muito mais, algumas horas no mesmo ponto, mostrando figuras, explicando as figuras para ele. Percebi que ele tinha dificuldade com leitura, ele lia, fazia a compreensão, mas ele queria agir rápido, e o processo teria que ser um pouco mais lento. Então os significados dos conceitos e dos elementos que envolvem o almoxarifado foi muito mais minuciado onde eu expliquei cada ponto detalhadamente” informou o instrutor.

Uma adaptação que o jovem aluno, reconhece como fundamental no processo de aprendizagem dele. “O instrutor do curso, tem dado um suporte muito bom, pois interajo bastante com ele e com meus colegas, tiro dúvidas, e isso torna o aprendizado mais fácil”, disse Robson.

O instrutor disse ainda que não pode exigir muito do aluno, porque o “time” dele é outro. “Às vezes ele precisa fazer uma pausa para o descanso, e aí paramos 20 minutos, e quando retornamos eu percebo que o resultado é significativo, o desempenho dele é outro”, ressalta o instrutor, que tem percebido uma boa evolução do aluno.

Orlando explica que precisou realizar algumas videoconferências, para que o aluno interagisse. “Ele pergunta bastante, algo muito positivo. Ele questiona, quer saber o motivo dos conceitos abordados nas aulas, e como funciona o almoxarifado. Está sendo uma construção onde tem benefícios para os dois lados, porque estou aprendendo com ele, e da mesma forma Robson tem aprendido sobre a profissão do almoxarife, e no fim das contas estamos crescendo juntos, e o apoio da família dele tem sido essencial”, ressaltou.

Robson disse que está contando os dias para concluir o curso, mas afirma que não deve parar nem tão cedo a caminhada rumo ao conhecimento. “O meu objetivo é continuar aprendendo, adquirir novos conhecimentos, e logo após concluir o curso de Almoxarife quero me dedicar a um curso na área de Eletricidade no SENAI”, completou.

PROGRAMA PSAI

Por meio do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI), o aluno com deficiência encontra um ambiente inclusivo, com instalações acessível e material didático adequado. O SENAI promove acessibilidade em todo o processo educacional: grade curricular, processos de avaliação e certificação a ser recebida.

O PSAI estabelece um amplo atendimento a pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva e visual e pessoas com altas habilidades nas unidades operacionais dos 27 Departamentos Regionais, tendo como premissa a inclusão.

Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101- 5394.

Outras Notícias