Paraíba

Sistema Indústria e SindBebidas/PB participam do Areia Mostra Cachaça

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 04 de setembro de 2024

O evento sediou o 1º Concurso de Cachaças do Festival Areia Mostra Cachaça

Entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, o Sistema Indústria e o Sindicato da Indústria de Bebidas em Geral do Estado da Paraíba (SindBebidas/PB) marcaram presença na 3ª edição do  “Areia Mostra Cachaça”. O evento realizado pela Associação dos Produtores de Cachaça de Areia e pelo Sebrae Paraíba reuniu apreciadores e produtores de aguardente de cana com o objetivo de fortalecer a produção artesanal de cachaça no brejo paraibano, destacando a tradição e a qualidade do produto local.

Durante os três dias de evento, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer mais de perto o trabalho do Sistema Indústria da Paraíba. No estande, foram apresentados os principais serviços oferecidos pelo SESI, SENAI, IEL, instituições que desempenham um papel crucial no desenvolvimento das indústrias paraibanas, incluindo o segmento de bebidas. O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba foi representado pelo chefe de gabinete, Rômulo Barbosa, que prestigiou a abertura do evento, reforçando a importância da federação no apoio às indústrias do estado.

No estande, o SindBebidas/PB apresentou marcas de cachaça de empresas filiadas ao sindicato, como a Cachaça Baraúna, a Preciosa do Vale, Gregório, Volúpia,  São Paulo, Triunfo e Engenho Nobre. Cada produtor expôs seus produtos, mostrando a diversidade e a qualidade da cachaça produzida no Brejo paraibano.

Durante a programação foi realizado o 1º concurso de Cachaças do Festival Areia Mostra Cachaça, no qual 44 marcas da região concorreram nas categorias “Cachaças Brancas”, “Cachaças Envelhecidas” e “Cachaças de Blends”. As indústrias filiadas ao sindicato se destacaram na competição com diversos prêmios. Na categoria “Brancas”, a Cachaça Baraúna conquistou a medalha de ouro, enquanto a São Paulo levou a de prata; na categoria Cachaças Envelhecidas, o Engenho Nobre garantiu a medalha de ouro e a Baraúna ficou com a de prata. Na categoria Blends, a Cachaça Triunfo ganhou a medalha de ouro.

O presidente do SindBebidas/PB, Múcio Lins Fernandes, destacou a importância do evento para a valorização do sindicato. “No evento, mostramos o que o sindicato pode fazer pelo setor produtivo da cachaça na Paraíba. Foi uma oportunidade para encontrarmos novos e futuros filiados, para construirmos um novo tempo para o Sindicato de Bebidas da Paraíba. Seguimos filiando produtores de cachaças e outras bebidas para engrandecer o SindBebidas/PB cada vez mais”, afirmou.

Texto/Colaboração | Laura Almeida