Nesta sexta-feira (30), apreciadores e produtores do segmento de bebidas da Paraíba, se reúnem na cidade de Areia para a abertura de uma das maiores feiras do setor no estado, a Areia Mostra Cachaça. O evento, promovido pela Associação de Produtores de Cachaça de Areia (APCA) acontece até o próximo domingo, 1 de setembro, e reúne as principais marcas da região, buscando fortalecer o segmento e valorizar a cachaça artesanal produzida no estado.
Durante os três dias do evento, o Sistema Indústria da Paraíba estará com um estande montado para a apresentação dos principais serviços oferecidos pelas instituições que o compõem, como os cursos de capacitação, consultorias especializadas e programas de inovação voltados para o setor de bebidas. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre as iniciativas do SESI, do SENAI, do IEL e da FIEPB, que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da indústria paraibana. Além disso, o Sindicato da Indústria de Bebidas em Geral do Estado da Paraíba (SindBebidas/PB) também estará no estande apresentando as principais marcas filiadas.
Há 3 anos, o município sedia a mostra cachaça promovida pela APCA, onde os principais produtores de cachaça da região e os consumidores se reúnem, em uma programação com workshops, palestras, apresentações culturais e gastronômicas, e, sobretudo, com oportunidades de networking para os produtores e comerciantes. A expectativa é que mais de 6 mil pessoas passem pela arena durante os três dias de evento.
A cachaça do Brejo
O Brejo paraibano é conhecido pelos seus engenhos e cachaças artesanais. Na região, a cidade de Areia se destaca e é reconhecida pela Lei Nº 11.873 de 2021 como a Capital Paraibana da Cachaça. De acordo com o anuário, “A cachaça no Brasil - Dados de registro de cachaças e aguardentes” publicado em 2021 pelo Ministério da Agricultura e Pecuária- Mapa, das 197 marcas da bebida registradas na Paraíba, 80 são do município, que se destaca também pelo número de estabelecimentos produtores, com um total de 9 engenhos.
Texto/Colaboração | Igor Batista